Divulgação/Universal Pictures

Trailer traz Peter Dinklage em versão musical de “Cyrano”

A Universal Pictures divulgou o pôster, fotos e o trailer legendado de “Cyrano”, nova adaptação de “Cyrano de Bergerac”, que traz Peter Dinklage (o Tyrion de “Game of Thrones”) no papel principal.

A obra de Edmond Rostand (1868-1918), uma das peças mais populares do teatro francês, já teve muitas versões cinematográficas, mas, ainda que conte a história de sempre, a nova filmagem é bem diferente das anteriores.

Para começar, a escalação de Dinklage muda totalmente o aspecto físico de Cyrano, que deixa de ser um feioso narigudo para se tornar uma pessoa com nanismo.

Só que a novidade não é exatamente cinematográfica. O ator viveu o papel no teatro em 2019, no circuito off-Broadway de Nova York.

Aquela montagem tinha Blake Jenner (de “Glee”) no papel do galã Christian, e é aí que o filme de fato inova, com a escalação de Kelvin Harrison Jr. (o Fred Hampton de “Os 7 de Chicago”), que transforma o jovem cadete num homem negro.

Pra quem não lembra desta história bastante conhecida, Cyrano é apaixonado por Roxanne (vivida por Haley Bennett, de “O Diabo de Cada Dia”), mas ela só tem olhos para Christian. Conformado, o feio tenta ensinar ao belo como conquistar sua amada, fazendo-o escrever cartas românticas e declarar poemas arrebatadores. Mas isso cria problemas óbvios, porque Christian não é nada romântico e decepciona Roxanne depois de encarnar a simulação de Cyrano. Para complicar ainda mais, ainda há um pretende rico (Ben Mendelsohn, de “Capitã Marvel”) querendo a amada de todos. E tudo isso se passa durante uma guerra.

Essa história já foi encenada de muitas formas, desde aventura de capa espada até comédia romântica moderna, mas desta vez se materializa como um musical, em que os poemas viram música e o triângulo amoroso tira todos para dançar.

“Cyrano” é mais um dos muitos musicais produzidos por Hollywood nos últimos meses. São quase uma dezena, quantidade que só se viu na era de ouro do gênero, entre os anos 1940 e 1950. Culpa de “La La Land”. Só que desde “Cats” o público tem demonstrado não compartilhar o mesmo entusiasmo dos estúdios por tanta cantoria.

Com direção de Joe Wright (de “Anna Karenina” e “Orgulho e Preconceito”), “Cyrano” tem estreia marcada para 14 de janeiro no Brasil, 20 dias após o lançamento natalino nos EUA.