Produtor de “Straight Outta Compton” vai comandar o Oscar 2022

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou que Will Packer será o produtor da 94ª edição da cerimônia do Oscar, marcada para 27 de março. Este será o […]

Divulgação/Ben Rollins

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou que Will Packer será o produtor da 94ª edição da cerimônia do Oscar, marcada para 27 de março.

Este será o primeiro Oscar produzido por Packer, um prolífico produtor com vários filmes no currículo, incluindo “Straight Outta Compton”, “Pense como Eles”, “Policial em Apuros” e “Viagem das Garotas”, além do remake da minissérie “Raízes”, pelo qual recebeu uma indicação ao Emmy. A aposta da Academia é que seus muitos créditos em comédia possam render um Oscar mais divertido que a experiência dramática deste ano.

A escolha reflete uma busca por novas ideias após a transmissão de 2021, afetada pela pandemia, que rendeu baixa audiência e críticas negativas pela falta de humor.

Vale lembrar que a última edição também foi uma tentativa de renovação, com produção do trio formado pelo cineasta Steven Soderbergh e os produtores Stacey Sher (que trabalhou com Soderbergh em “Erin Brockovich” e “Contágio”) e Jesse Collins (que comandou o Grammy). Eles prometeram o Oscar “mais cinegráfico de todos” e entregaram uma cerimônia desastrosa, desde o uso esparso de clipes de indicados pouco vistos, shows pré-gravados com as canções concorrentes e a entrega do prêmio de Melhor Filme antes dos prêmios de atuação – apostando que o falecido Chadwick Boseman venceria como Melhor Ator, apenas para ver o nome do ausente Anthony Hopkins surgir no envelope premiado, num final anticlimático e constrangedor.

A expectativa é que a cerimônia de 2022 volte a ocupar o tradicional palco do Dolby Theatre em Hollywood, ajudando a apagar a sensação de improviso que marcou o Oscar na estação de trem Union Station.

“Will é um produtor poderoso, que fez sucesso em todos os gêneros de filmes”, disseram o presidente da Academia, David Rubin, e a CEO Dawn Hudson em comunicado. “Ele já está trazendo uma energia sem limites e um foco na inovação para o Oscar deste ano, para entreter o mais amplo espectro de fãs. Esperamos muitas surpresas maravilhosas pela frente.”

Packer completou: “O poder, a beleza, o romance das imagens do cinema sempre me atraiu. Estou abraçando totalmente o desafio de trazer uma ode a uma das mídias mais icônicas do mundo. Que honra.”

Shayla Cowan, chefe de equipe da Will Packer Productions e Will Packer Media, atuará como co-produtora ao lado de Packer.

O novo produtor deverá definir a seguir se a apresentação contará com um apresentador principal, após três cerimônias do Oscar sem um anfitrião fixo.

O 94º Oscar será transmitido ao vivo em mais de 200 países em todo o mundo. No Brasil, o programa vai ao ar pelo canal pago TNT e pela plataforma Globoplay.