Divulgação/DC Comics

Filme da Batgirl terá participação do Batman

O filme da Batgirl fará parte do DCU (Universo Cinematográfico da DC) e contará com a participação de Batman. A revelação foi feita por Billal Fallah, um dos diretores do longa, durante participação no Film Fest Gent, festival de cinema da Bélgica.

“O que posso dizer é que terá mesmo o Batman”, afirmou Fallah. “Qual deles, não podemos dizer. Acho que não podemos entrar em muitos detalhes”, acrescentou.

A dúvida sobre “qual Batman” é pertinente, já que dois deles vão aparecer no filme “The Flash”, interpretados por Michael Keaton e Ben Affleck, e ainda há um terceiro à caminho, vivido por Robert Pattinson no novo filme solo do personagem. Mas a declaração ainda dá margem para uma versão inédita do personagem no cinema, que não seja o alter-ego de Bruce Wayne.

Embora a sinopse não tenha sido revelada, o filme deve contar a história de como a filha do Comissário Gordon se inspirou em Batman para adotar sua identidade secreta e combater o crime.

Esta origem já foi apresentada em formato live-action logo na estreia da personagem. Batgirl surgiu em 1967, quando executivos de televisão encomendaram uma heroína para atrair público feminino para a série “Batman”, que estava perdendo audiência em sua 3ª temporada. Escolhida como intérprete original, a atriz Yvonne Craig ainda serviu como modelo físico para as primeiras artes da personagem, quando Batgirl foi integrada aos quadrinhos – quase simultaneamente à sua estreia na TV.

Apesar de ter se tornado uma das heroínas mais populares da DC Comics, ela só apareceu no cinema 30 anos depois, quando a loira Alicia Silverstone vestiu seu capuz em “Batman & Robin” (1997).

O fracasso de público e crítica daquela produção acabou reforçando a aposentadoria da personagem, que nos quadrinhos virou tetraplégica e passou a adotar a identidade de Oráculo, especializando-se em computação e serviços de inteligência para outros heróis.

Essa versão de Barbara Gordon também já foi vista em carne e osso, na série “Birds of Prey” (lançada no Brasil com o título equivocado de “Mulher Gato”), interpretada por Dina Meyer em 2002, e atualmente inspira a aparição da personagem na 3ª temporada de “Titãs”, onde é vivida por Savannah Welch (“Six”), uma cadeirante de verdade.

O filme de “Batgirl” não está sendo desenvolvido para o cinema, mas para a HBO Max, com direção da dupla belga Adil El Arbi e Bilall Fallah (de “Bad Boys Para Sempre”), filhos de imigrantes marroquinos.

A estreia é esperada para o final de 2022.