Colorista da DC é afastado após criticar bissexualidade do filho de Superman

Gabe Eltaeb, responsável por colorir as primeiras edições das HQs “Superman: Son of Kal-El”, foi afastado da publicação pela DC Comics, após fazer comentários preconceituosos sobre a história em que Jon Kent, […]

Divulgação/DC Comics

Gabe Eltaeb, responsável por colorir as primeiras edições das HQs “Superman: Son of Kal-El”, foi afastado da publicação pela DC Comics, após fazer comentários preconceituosos sobre a história em que Jon Kent, filho de Clark Kent/Superman, dá um beijo em outro rapaz e se revela bissexual.

O colorista participou de uma transmissão ao vivo com integrantes do movimento Comicsgate, que é contra a diversidade nos quadrinhos. No evento, Gabe afirmou: “Estou cansado deles arruinarem esses personagens. Eles não têm o direito de fazer isso”.

Ele também reclamou da mudança do lema do Superman, que costumava ser “Verdade, Justiça e o Jeito Americano”, e com Jon Kent passa a ser “Verdade, Justiça e um Mundo Melhor”.

“Meu avô quase morreu na 2ª Guerra Mundial, não temos o direito de destruir as m****s que as pessoas morreram para nos dar. É absurdo para c******”, acrescentou o colorista, que ainda afirmou que a DC estaria prejudicando o público por não dizer que a mentalidade conservadora é melhor que a de esquerda.

Um dos argumentos dos membros do Comicsgate para defender um mundo mais branco, machista e homofóbico é que o destaque para minorias raciais, mulheres e personagens LGBTQIAP+ diminuiria as vendas dos quadrinhos.

Só que a DC Comics anunciou nesta semana que a edição de “Son of Kal-El” em que Jon Kent se revela bissexual bateu recorde de pré-venda, um mês antes de seu lançamento. Por conta disso, a editora vai reimprimir e relançar os quatro números anteriores da publicação, incluindo neles o selo DC Pride (“Orgulho DC”, em homenagem aos personagens LGBTQIAP+).

Os nerds conservadores também apostaram que “Mulher-Maravilha”, “Capitã Marvel” e “Pantera Negra” fracassariam nas bilheterias de cinema, e ainda fizeram campanha para negativar as notas destes filmes em sites de cotação do público, como o IMDb e na votação popular do Rotten Tomatoes.