Instagram/Halyna Hutchins

Arma que matou diretora de fotografia tinha munição de verdade

Em email enviado a seus afiliados, a Aliança Internacional de Funcionários de Palco (IATSE, na sigla em inglês), sindicato responsável pelas equipes de produção de teatro, filmes e TV, afirma que a arma disparada por Alec Baldwin no set de “Rust” continha uma bala de verdade.

“Um tiro foi acidentalmente disparado no set pelo ator principal, atingindo a diretora de fotografia Halyna Hutchins e o diretor Joel Souza”, afirma o sindicato. “Ambos foram levados às pressas para o hospital. Infelizmente, perdemos a irmã Hutchins, que morreu por consequência da ferida”.

O sindicato afirma, ainda, que nenhum de seus membros era responsável pela supervisão dos equipamentos cenográficos no set. Segundo o email, essa função era da equipe do estado do Novo México.

A polícia está investigando qual tipo de projétil foi disparado e porquê. Ninguém foi detido pelo caso e até o momento não foram apresentadas acusações, segundo a polícia, que ainda está interrogando as testemunhas.

O incidente ocorreu no Bonanza Creek Ranch, um local popular de produção ao sul de Santa Fé, durante a tarde, e teria sido causado por uma falha numa arma cenográfica, segundo explicou um porta-voz da produção em comunicado.

Hutchins, de 42 anos, foi transportada de helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México em Albuquerque, onde morreu. Souza, de 48, foi levado de ambulância ao Centro Médico Regional Christus St. Vincent, em Santa Fé, onde fez tratamento para os ferimentos, segundo a Delegacia da Comarca de Santa Fé. O diretor foi atingido no ombro.

A produção emitiu uma nota afirmando que “todos os trabalhadores do elenco estão absolutamente devastados com a tragédia” e enviou condolências para a família de Halyna Hutchins.

Acidentes do gênero não são incomuns. O ator Brandon Lee, filho de Bruce Lee, também morreu durante as filmagens de “O Corvo”, em março de 1993, por um tiro acidental. A produção do filme esqueceu de remover uma das munições reais do cano do revólver, que deveria ser totalmente carregada com balas de festim.

Uma arma cenográfica é semelhante a uma arma de fogo normal, mas têm dispositivos de segurança para garantir que não sejam perigosas e costumam usar munição inofensiva de festim. O caso de Balwin deverá passar por perícia para determinar o que realmente aconteceu.