Twitter/American Conservatory Theatre

Melissa Yandell Smith (1957–2021)

A atriz Melissa Yandell Smith, que interpretou a irmã da personagem de Frances McDormand em “Nomadland”, morreu de câncer em 7 de setembro em sua casa em San Francisco, cercada por familiares e amigos, aos 64 anos. A morte repercutiu apenas na segunda (27/9), por meio de um obituário no jornal The New York Times.

Colega de faculdade e amiga de longa data de McDormand, Smith apareceu em cenas importantes do filme vencedor do Oscar 2021 como Dolly, a irmã de Fern.

A participação em “Nomadland” foi o trabalho de maior visibilidade da carreira da atriz e seu único crédito de atuação nas telas. Isto porque Smith passou o resto de sua vida profissional trabalhando no teatro e lecionando. Ela foi diretora do American Conservatory Theatre em San Francisco por 25 anos, além de ter lecionado no The Honolulu Youth Theatre, no Havaí, no Purchase Youth Theatre, em Nova York, e até na Universidade de Princeton, em Nova Jersey.

Em uma declaração para a imprensa, McDormand chamou Smith de sua “melhor amiga”. “Tivemos uma amizade de 42 anos que incorporou nossas ambições, nossos sonhos, nossos sucessos e nossos fracassos. Tenho tanto orgulho dessa amizade profunda quanto de meu casamento de 38 anos e de ser a mãe do meu adorado filho”.