Globo cancela “Malhação” após 27 temporadas

A Globo decretou o fim de “Malhação” após 27 temporadas. Em comunicado, a emissora confirmou que está desenvolvendo uma nova programação para as tardes. Com isso, a produção dos novos episódios foi […]

Divulgação/Globo

A Globo decretou o fim de “Malhação” após 27 temporadas. Em comunicado, a emissora confirmou que está desenvolvendo uma nova programação para as tardes.

Com isso, a produção dos novos episódios foi cancelada. A equipe começou a ser avisada sobre a mudança nesta terça-feira (28/9).

Atualmente em fase de testes de elenco, a 28ª temporada de “Malhação” tinha roteiro dos irmãos Eduardo e Marcos Carvalho, gêmeos do Morro do Salgueiro que estreavam na emissora após vencerem o Candango de Melhor Direção com o curta “Chico” no Festival de Brasília de 2017. Ainda sem título, a nova fase pretendia ser a mais diversificada de todas, com 70% de atores negros – o contrário do habitual.

Inspirada pelo sucesso de séries de temáticas sociais realistas, como “Sob Pressão” e especialmente “Segunda Chamada”, a trama iria trocar a Zona Sul pelo Norte do Rio e se passar numa escola considerada a pior da cidade. A trama mostraria a união dos alunos para impedir que ela fosse fechada.

Antes de desistir da grande marca de suas tardes, a Globo chegou a cancelar outro projeto para o horário, “Malhação: Transformação”, das autoras Priscila Steinman e Márcia Prates, que chegou a escalar elenco. Acabou substituída pela produção dos irmãos Carvalho, que agora também foi cortada.

Atualmente, a TV Globo exibe “Malhação: Sonhos”, produzida em 2014. A nova e desconhecida programação da emissora para o horário deve ser implantada após o término da reprise.

A novelinha lançada em 1995, que representou o auge da carreira do atual secretário de Cultura Mario Frias, tinha renascido criativamente com a repercussão da bem-sucedida “Malhação: Viva a Diferença”, premiada com o Emmy Kids Internacional em 2018 e continuada no recente spin-off “As Five”. O projeto recém-abortado teria o mesmo diretor de “Viva a Diferença”, Paulo Silvestrini.

Apesar do cancelamento, o roteiro dos irmãos Carvalho pode ser reaproveitado no futuro, inclusive como lançamento de streaming.