Deserto Particular: Filme de Aly Muritiba é premiado no Festival de Veneza

“Deserto Particular”, o mais novo filme do diretor Aly Muritiba (“Ferrugem”) venceu nesta sexta (10/9) o prêmio do público da Mostra Venice Days, no Festival de Veneza 2021. Inspirada na Quinzena dos […]

Divulgação/Pandora

“Deserto Particular”, o mais novo filme do diretor Aly Muritiba (“Ferrugem”) venceu nesta sexta (10/9) o prêmio do público da Mostra Venice Days, no Festival de Veneza 2021.

Inspirada na Quinzena dos Realizadores de Cannes, a seção contempla obras mais autorais e seus prêmios são determinados pelo público do festival.

“Fazer um filme de amor, em um tempo tão turbulento, traze-lo para um dos maiores festivais do mundo e atingir o coração da audiência, é algo muito especial. E é também uma pequena prova de que no fim o amor sempre vence! E isso não é só nos filmes, o amor sempre vence na vida real e o amor vencerá inclusive na nossa história política”, disse o diretor Aly Muritiba, em comunicado emitido direto do festival italiano.

“Deserto Particular” lida com aquilo que o diretor chama de “os afetos masculinos no Brasil contemporâneo” e traz Antonio Saboia (“Bacurau”) como protagonista, no papel de um policial curitibano.

De acordo com a sinopse, ele está afastado do trabalho depois de cometer um erro e com tempo para investigar o desaparecimento de uma moradora do sertão da Bahia com quem se correspondia por aplicativo de celular. A suspeita o leva a cruzar o país em busca de seu amor. E em Sobradinho encontra o personagem de Pedro Fasanaro (“Onde Nascem os Fortes”).

“’Deserto Particular’ é um filme de encontros. Desde 2016, com o golpe que tirou do poder uma presidenta (sic) democraticamente eleita, minha geração, formada depois da Ditadura Militar, enfrenta o momento mais dramático de sua existência. O país afundou numa espiral de ódio que culminou com a eleição de um fascista como presidente. Depois da eleição de Jair Bolsonaro, todas as minorias, mulheres, indígenas, a comunidade LGBTQIAP+, negros, entre outros, passaram a ser sistematicamente perseguidas, e o país se dividiu entre o sul conservador e o norte e nordeste progressista. Essa época de ódio me motivou quando decidi sobre o que seria meu próximo filme. Faria uma obra sobre encontros. Nesse momento de ódio, resolvi fazer um filme sobre o amor”, explicou o cineasta em comunicado.

O filme será lançado no Brasil pela Pandora, que ainda não divulgou previsão de estreia.

Vivendo uma das fases mais produtivas de sua carreira, Aly Muritiba também assinou este ano a série documental “O Caso Evandro” na Globoplay e ainda lançou outro longa no Festival de Gramado, “Jesus Kid”, após ter vencido o evento de 2018 com “Ferrugem”.