Vida do criador de “Star Trek” vai virar filme

A vida do roteirista e produtor Gene Roddenberry, criador da franquia “Star Trek” nos anos 1960, vai virar filme. A cinebiografia está sendo escrita por Adam Mazer, vencedor do Emmy pelo telefilme […]

Divulgação/Paramount

A vida do roteirista e produtor Gene Roddenberry, criador da franquia “Star Trek” nos anos 1960, vai virar filme.

A cinebiografia está sendo escrita por Adam Mazer, vencedor do Emmy pelo telefilme “Você Não Conhece Jack”, e contará com produção de Rod Roddenberry, filho do lendário escritor, que continua o legado do pai como produtor executivo de “Star Trek: Discovery” e “Star Trek: Picard”, séries baseadas em personagens criados por Gene Roddenberry.

O longa explorará a vida do escritor antes mesmo da criação da série clássica, que no Brasil foi batizada de “Jornada nas Estrelas”, incluindo sua carreira como policial e dois acidentes aéreos, até sua morte em 1991, quando seu último lançamento, “Star Trek: A Nova Geração”, já era considerado um novo fenômeno.

“Gene teve uma vida memorável”, afirmaram Rod e o coprodutor Trevor Roth em um comunicado. “Ele era um homem complexo e cativante, cujo trabalho mudou a televisão e cujas ideias mudaram o mundo. Está na hora de compartilhar a história de Gene com o público do mundo inteiro”.

O anúncio da produção nesta quinta (19/8) coincide com a data que marca os 100 anos de nascimento do criador do universo trekker.

Exibida entre 1966 e 1969, a “Star Trek” original tornou-se uma das séries mais influentes da todos os tempos, responsável pelo primeiro elenco integrado da TV, o primeiro beijo interracial e designs de várias tecnologias que só foram inventadas décadas depois, como o telefone celular. Apesar de ter durado apenas três temporadas, a produção se tornou cultuada em reprises infinitas e deu origem a diversas séries e filmes derivados, além de ter rendido livros e quadrinhos, continuando a se expandir até hoje.

Uma curiosidade é que o piloto rejeitado de “Star Trek”, escrito em 1964 por Roddenberry, vai finalmente virar série, 58 anos depois de ter sido descartado e substituído pela versão que virou “Jornada nas Estrelas” em 1966. Batizada de “Star Trek: Strange New Worlds”, a série com a tripulação original da nave Enterprise será lançada em 2022 na plataforma Paramount+.