Una Stubbs (1937–2021)

A atriz Una Stubbs, que interpretou a Sra. Hudson na série “Sherlock”, morreu nesta quinta (12/8) em Edimburgo, na Escócia, aos 84 anos. De acordo com a rede BBC, ela estava doente […]

Divulgação/BBC

A atriz Una Stubbs, que interpretou a Sra. Hudson na série “Sherlock”, morreu nesta quinta (12/8) em Edimburgo, na Escócia, aos 84 anos. De acordo com a rede BBC, ela estava doente já há alguns meses. A família não quis divulgar a causa da morte, afirmando apenas por meio de nota que ela faleceu pacificamente.

Stubbs começou a atuar na TV ainda adolescente, no final dos anos 1950, mas só começou a ficar conhecida após aparecer como namoradinha do roqueiro Cliff Richards em dois filmes musicais, “Tudo Começou em Paris” (1963) e “Wonderful Life” (1964).

Em seguida, ela entrou no elenco da série de comédia “Till Death Us Do Part” que foi um fenômeno de popularidade no Reino Unido. A atração original durou nove anos, exibida de 1966 a 1975, além de ter rendido um filme em 1968 e uma continuação em 1981, batizada apenas de “Till Death”. A atriz participou de todas as versões.

A série a tornou conhecida como comediante, o que a levou a aparecer em “Fawlty Towers” (1979) e vários sitcoms britânicos clássicos.

Ela também estrelou a série infantil “Worzel Gummidge”, sobre um espantalho (Jon Pertwee) que ganha vida. E esta atração também teve duas encarnações, com as primeiras quatro temporadas exibidas a partir de 1979 e um revival (“Worzel Gummidge Down Under”) com mais duas temporadas a partir de 1987. Além disso, foi a professora Miss Bat da academia das bruxas de “Worst Witch”, outro sucesso infantil britânico, exibido de 1998 a 2001.

Em “Sherlock”, ela apareceu em todas as temporadas da série, do primeiro ao último capítulo, entre 2010 e 2017, vivendo a proprietária da famosa casa da rua Baker Street, onde morava o detetive Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch na série).

Seu último trabalho foi a minissérie “Murder on the Blackpool Express” (2017), comédia em homenagem a “O Assassinato no Expresso do Oriente”, passada num ônibus com fãs de uma popular romancista de mistérios.