Divulgação/Dior

Natalie Portman desiste de estrelar “Dias de Abandono”

A atriz Natalie Portman desistiu de estrelar a adaptação do livro “Dias de Abandono”, da misteriosa escritora italiana Elena Ferrante, e com isso a HBO anunciou que o filme não será mais realizado.

“Devido a razões pessoais imprevistas, Natalie Portman desistiu do filme da HBO ‘Dias de Abandono’ antes do início das filmagens”, disse o canal pago, em comunicado. “Infelizmente, a produção não vai avançar. Lamentamos muito não podermos trazer essa linda história para a tela com nossos talentosos escritor/diretor e elenco. Enviamos nossos sinceros agradecimentos ao nosso elenco, produtores e equipe por toda a paixão e trabalho árduo. ”

Detalhes sobre o motivo da desistência da atriz vencedora do Oscar por “Cisne Negro” (2010) não foram divulgados, mas ela também deletou todo o vasto arquivo de posts de seu Instagram, deixando apenas uma mensagem sobre “passar algum tempo na natureza longe do meu telefone”.

O longa estava em fase de pré-produção adiantada, e teria roteiro e direção de Maggie Betts, que venceu o Prêmio Especial do Júri do Festival de Sundance por sua estreia, “Noviciado”, em 2017.

A produção americana seria a segunda adaptação de “Dias de Abandono”. A primeira, dirigida por Roberto Faenza e estrelada por Margherita Buy, foi lançada na Itália em 2005 sem muita repercussão. Mas isso foi antes do fenômeno “A Amiga Genial”, publicado em 2011.

Publicado em 2002, antes da célebre “tetralogia napolitana”, o livro conta a história de uma mulher que se vê subitamente abandonada pelo marido após 15 anos de um casamento aparentemente estável e feliz.

Em setembro passado, Portman revelou em seu Instagram que “Dias de Abandono” era um de seus livros favoritos: “A escrita de Elena Ferrante é feroz, brutalmente honesta e totalmente viciante. Sua série napolitana e ‘Dias de Abandono’ estão entre meus livros favoritos – o tipo de livro que você fica triste de terminar porque se sente muito conectado com os personagens e suas experiências”.

Veja abaixo o trailer da adaptação italiana.