Instagram/Leandra Leal

Morte de Paulo José emociona astros brasileiros: “Mestre dos mestres”

A morte de Paulo José repercutiu com bastante força nas redes sociais. Muitos artistas lamentaram a perda do “maior mestre” e “o mestre dos mestres”, como descreveram Selton Mello, que o dirigiu em “O Palhaço” (2011), e Leandra Leal, que foi sua filha em “Explode Coração” (1995).

“O ator que me mostrou a maneira de imprimir o máximo, com o mínimo de recursos”, escreveu Selton no Instagram, dedicando a estreia da novela “Nos Tempos do Imperador” a Paulo José. “Ele me abriu portais. Meu amor por ele é gigante. Paulo, eu faço meu trabalho pensando sempre como você faria. Te amo”.

“Na família que criamos nessa profissão, muitos são os pais, muitas são as filhas”, filosofou Leandra. “Paulo foi o meu primeiro pai na ficção. Eu me lembro com riqueza dos seus ensinamentos. No meu primeiro dia de estúdio, ele me disse que era para imaginar uma lanterna dentro do meu peito e jogar com essa luz em cena. Na minha primeira noturna, ele me explicou pacientemente por que deveríamos repetir da mesma forma uma cena diversas vezes, desenhou dentro de um carro o que era eixo, e discorreu sobre continuidade de emoção. Eu sou muito grata e tenho muita felicidade de ter sido sua filha em alguma vida na arte”.

Veja abaixo outras reações emocionadas das redes sociais.