Madres Paralelas: Novo filme de Pedro Almodóvar desafia Instagram com pôster artístico

A El Deseo, produtora de Pedro Almodóvar, divulgou o pôster do novo filme do cineasta, “Madres Paralelas”, nas redes sociais. O mais curioso é que o Instagram [ainda] não bloqueou o cartaz, […]

Divulgação/Sony

A El Deseo, produtora de Pedro Almodóvar, divulgou o pôster do novo filme do cineasta, “Madres Paralelas”, nas redes sociais. O mais curioso é que o Instagram [ainda] não bloqueou o cartaz, apesar de conter o close de um seio feminino, algo que a plataforma proíbe que seja exibido em sua rede.

A arte inclui a foto de um mamilo escorrendo leite. A imagem ocupa um desenho geométrico com forma de olho, que transforma o leite derramado na metáfora visual de um choro. A apresentação reflete o tema do filme, que abordará a maternidade a partir de perspectivas diferentes.

A trama gira em torno de mães que dão à luz no mesmo dia e acompanha os dois primeiros anos de vida das crianças.

O filme reforça a mudança temática na produção mais recente do diretor, que trocou o desejo, principal manifestação de seus primeiros trabalhos, por histórias de maternidade. A mudança já aconteceu há bastante tempo, como se pode constatar no vencedor do Oscar de 1999 “Tudo Sobre Minha Mãe” e em “Volver”, indicado ao Oscar de 2006. E esteve presente de forma clara em “Dor e Glória”, o filme mais recente e autobiográfico do diretor.

Penélope Cruz, que estrelou “Volver” e “Dor e Glória”, entre outros filmes do Almodóvar, volta a trabalhar com o diretor na nova produção, dividindo o protagonismo com Aitana Sánchez Gijón (“Velvet Colección”) e a novata Milena Smit (“No Matarás”), além de Israel Elejalde (“Veneno”) e de outras duas colaboradoras de longa data de Almodóvar, Julieta Serrano e Rossy de Palma, que trabalharam juntas em “Mulheres à Beira de um Colapso Nervoso” (1988) – o primeiro longa do cineasta espanhol indicado ao Oscar.

Filme de abertura do Festival de Veneza 2021, que começa em 1 de setembro, “Madres Paralelas” estreia logo em seguida na Espanha e em dezembro nos EUA, mas ainda não há previsão para seu lançamento no Brasil.