“Aquaman 2” será inspirado no cult italiano “Planeta dos Vampiros”

O diretor James Wan revelou que a continuação de “Aquaman”, atualmente em produção, será “pesadamente inspirado” em um cult do cinema fantástico italiano dos anos 1960: “Planeta dos Vampiros”. O longa dirigido […]

Divulgação/AIP

O diretor James Wan revelou que a continuação de “Aquaman”, atualmente em produção, será “pesadamente inspirado” em um cult do cinema fantástico italiano dos anos 1960: “Planeta dos Vampiros”.

O longa dirigido pelo mestre do terror italiano Mario Bava em 1965 mostrava o contato de uma tripulação espacial com criaturas alienígenas num planeta inexplorado. Considerado uma das maiores influências do primeiro “Alien” (de 1979), o filme original foi estrelado por uma atriz brasileira, ninguém menos que a diva Norma Bengell.

Ao mencionar esta referência durante uma entrevista à revista Total Film, Wan brincou: “Você pode tirar o garoto do horror, mas não o horror do garoto”.

Vale lembrar que Wan já tinha conseguido incluir um pouco de sua estética de horror (ele criou as franquias “Invocação do Mal”, “Sobrenatural” e “Jogos Mortais”) no primeiro “Aquaman” (2018), quando explorou as criaturas do Fosso (Trench). Ele explicou que agora terá mais liberdade para explorar o gênero, graças ao sucesso do primeiro filme.

“O primeiro filme surpreendeu muita gente, certo? E isso foi porque eles não eram familiarizados com os quadrinhos, que lidam com esse mundo sinistro e estranho. Mas eu senti que não seria o certo ser mais sombrio naquele momento. Então, com o segundo filme, acho que será mais fácil que o público aceite para onde estamos indo, pois já estabeleci os alicerces”, disse Wan.

Além de trazer Jason Momoa de volta como o herói-título, a continuação, batizada em inglês de “Aquaman and the Lost Kingdom”, também contará com os retornos Amber Heard como Mera, Patrick Wilson como Mestre do Oceano, Yahya Abdul-Mateen II como Arraia Negra e Temuera Morrison como Tom Curry, o pai de Aquaman.

Outro retorno confirmado é do roteirista David Leslie Johnson-McGoldrick, que ajudou a escrever o primeiro “Aquaman” e também colaborou com James Wan na criação de “Invocação do Mal 2”.

A estreia está marcada para 16 de dezembro de 2022.

Veja abaixo o trailer comentado de “Planeta dos Vampiros” para absorver melhor a referência. Quem comenta é ninguém menos que o cineasta Joe Dante (“Gremlins”, “Grito de Horror”), com muitas informações sobre a produção e seu impacto no cinema – apesar de se equivocar ao mencionar a nacionalidade do elenco (não eram “atores portugueses”, mas a estrela carioca de “Noite Vazia” e do filme vencedor da Palma de Ouro “O Pagador de Promessas”)