Jodie Whittaker anuncia saída da série “Doctor Who”

A atriz Jodie Whittaker, primeira mulher a interpretar o personagem-título de “Doctor Who”, deixará a série após sua terceira temporada no papel. A BBC também confirmou a saída do showrunner Chris Chibnall, […]

Divulgação/BBC

A atriz Jodie Whittaker, primeira mulher a interpretar o personagem-título de “Doctor Who”, deixará a série após sua terceira temporada no papel. A BBC também confirmou a saída do showrunner Chris Chibnall, responsável pela escalação de Whittaker, ao final da próxima leva de episódios.

Whittaker oficializou sua despedida em um comunicado, em que revela já ter gravado seus últimos episódios.

“Tenho muito amor por essa série, pela equipe que a faz, pelos fãs que a assistem e pelo que ela trouxe para a minha vida. Não consigo agradecer o Chris [Chibnall] o suficiente por confiar a mim suas histórias incríveis. Sabíamos que queríamos surfar essa onda lado a lado e passar o bastão adiante juntos. Então aqui estamos, semanas após finalizarmos o melhor trabalho que já tive. Levarei a Doutora e suas lições comigo para sempre. Sei que mudanças podem ser assustadoras e nenhum de nós sabe o que está lá fora. É por isso que continuamos procurando. Viaje com esperança. O Universo vai te surpreender. Constantemente”.

Além de Jodie Whittaker no papel da Doutora, a 13ª temporada também deve ser a última de Mandip Gill como sua companheira de aventuras Yaz. Os episódios finais ainda contarão com novos personagens de John Bishop (“Rota Irlandesa”) e Jacob Anderson (“Game of Thrones”), que substituem Bradley Walsh (Graham) e Tosin Cole (Ryan), pai e enteado que saíram da série no Especial de Ano Novo, exibido em 1º de janeiro.

A participação será um reencontro entre Anderson e Whittaker, que trabalharam juntos em “Broadchurch”, série por sinal criada por Chris Chibnall, que é o atual showrunner de “Doctor Who”.

A 13ª temporada começou a ser gravada em novembro e só deve estrear no final de 2021. Por conta da pandemia, ela também será mais curta, com apenas seis episódios, mas em compensação renderá três episódios especiais, que também serão estrelados por Whittaker, a partir do Ano Novo de 2022.

A mudança do protagonista vai acontecer no terceiro especial, que só deverá ser exibido no outono britânico (nossa primavera), o que significa que Whittaker ainda permanecerá como Doctor Who por mais de um ano.

“Jodie e eu fizemos um pacto de ‘três temporadas e fim’ no início dessa explosão única nas nossas vidas. Então, agora nosso turno acabou e estamos devolvendo as chaves da Tardis”, disse Chibnall em seu comunicado.

“A magnífica e icônica Doutora de Jodie superou todas as nossas expectativas. Ela tem sido uma atriz principal de padrão dourado, assumindo a responsabilidade de ser a primeira Doutora com estilo, força, calor, generosidade e humor. Ela capturou a imaginação do público e continua a inspirar adoração em todo o mundo, bem como em todos na produção. Não consigo imaginar trabalhar com um Doctor mais inspirador – então não vou!”, acrescentou.

“Desejo aos nossos sucessores – quem quer que seja que a rede BBC e o BBC Studios escolham – tanta diversão quanto nós. Eles vão se deliciar!”, concluiu.

Reveja abaixo o trailer da 13ª temporada da série.