Fotos do set revelam que “Indiana Jones 5” se passa em 1969

Fotos tiradas no set das filmagens de “Indiana Jones 5” em Glasgow, na Escócia, revelaram que o filme se passa em 1969. Uma das imagens que circula nas redes sociais mostra uma […]

Divulgação/Paramount

Fotos tiradas no set das filmagens de “Indiana Jones 5” em Glasgow, na Escócia, revelaram que o filme se passa em 1969.

Uma das imagens que circula nas redes sociais mostra uma faixa que celebra o feito dos astronautas da Apollo 11, missão espacial que levou o homem à Lua pela primeira vez. “Bem-vindos de volta Armstrong, Aldrin, Collins”, diz o texto do cartaz, sugerindo uma reconstituição da celebração de 13 de agosto de 1969, quando os astronautas foram recebidos como heróis em desfile pelas ruas de Nova York.

Para completar, as fachadas dos prédios utilizados nas filmagens receberam pôsteres da Pan-Am, antiga companhia aérea que teve seu apogeu comercial nos anos 1960, e mensagens de protesto contra a guerra do Vietnã.

Curiosamente, as primeiras imagens do set traziam um trem antigo, identificado com insígnia nazista. Isto pode indicar que a trama se passa em duas épocas distintas ou contém um flashback significativo.

Vale lembrar que o filme anterior da franquia, “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”, era situado em 1957, bem depois da queda do regime nazista. E aquela produção foi filmada há 13 anos. Se a passagem de tempo fosse respeitada, o novo filme colocaria o herói em 1970 – ou 1969, que é bastante próximo.

As filmagens do quinto filme sobre o arqueólogo aventureiro começaram em maio no Reino Unido sob direção de James Mangold (“Logan”). E logo nos primeiros dias de filmagem, o veterano ator Harrison Ford sofreu um acidente, machucando o ombro, que fez com que precisasse de afastar dos trabalhos.

Apesar da ausência do protagonista, a produção não foi interrompida. Enquanto espera a volta de Ford, Mangold está filmando os demais integrantes do elenco, como Boyd Holbrock (“Logan”), Mads Mikkelsen (“Druk – Mais uma Rodada”), Phoebe Waller-Bridge (“Fleabag”), Thomas Kretschmann (“Vingadores: Era de Ultron”) e Shaunette Renée Wilson (“The Resident”).

A estreia está prevista para o verão norte-americano (nosso inverno) de 2022.

Veja abaixo algumas das imagens do set que revelam detalhes da reconstituição de época.