Doritos apresenta microdocumentário da drag queen indígena Uýra Sodoma

A marca alimentícia Doritos lançou nesta sexta (16/7), em celebração ao Dia Internacional da Drag Queen, um microdocumentário sobre o trabalho da bióloga, educadora e artista visual indígena Uýra Sodoma. Em vídeo […]

Instagram/Uyra Sodoma

A marca alimentícia Doritos lançou nesta sexta (16/7), em celebração ao Dia Internacional da Drag Queen, um microdocumentário sobre o trabalho da bióloga, educadora e artista visual indígena Uýra Sodoma. Em vídeo nas redes sociais dos salgadinhos, ela explica como sua expressão artística reflete o mundo ao seu redor, transformando-se em arte viva que questiona o que é “natural”.

Também conhecida como Uýra, a Árvore que Anda, a artista chamou atenção por viajar por comunidades fluviais da Amazônia levando conscientização por meio da personagem, que foi vencedora da edição manauara do concurso de drag queens Rival Rebolado, em 2017.

Juntando lutas ambientais e LGBTQIAP+, ela está atualmente se apresentando na Europa, em residência artística na Áustria no projeto “Resurgences of Amazonia!” e performances no Museo d’Arte Contemporanea, na Itália.