Bárbara Paz e Alexandre Moratto representam o Brasil no Festival de Veneza

O longa “7 Prisioneiros”, de Alexandre Moratto, e o curta “Ato”, dirigido por Bárbara Paz, são os representantes brasileiros no Festival de Veneza. Premiada na edição de 2019 do festival italiano pelo […]

Divulgação/Netflix

O longa “7 Prisioneiros”, de Alexandre Moratto, e o curta “Ato”, dirigido por Bárbara Paz, são os representantes brasileiros no Festival de Veneza.

Premiada na edição de 2019 do festival italiano pelo documentário “Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer Parou”, Barbara Paz participará da competição de curtas da mostra Horizontes com seu primeiro trabalho de ficção.

“É uma honra tão grande voltar ao grande Festival de Veneza com meu primeiro filme de ficção. Um pequeno ATO de silêncio e solidão”, ela declarou, em comunicado.

Escrito por Cao Guimarães (“O Homem das Multidões”), “Ato” conta a história de Dante (Eduardo Moreira, de Desterro), que se encontra em um processo de travessia num mundo suspenso e solitário. Sua única companhia é Ava (Alessandra Maestrini, de Duas de Mim), uma “profissional do afeto”.

Já “7 Prisioneiros” foi selecionado para participar na categoria competitiva Horizontes Extra. Produzido pelos cineastas Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”) e Ramin Bahrani (“O Tigre Branco”), o filme de Alexandre Moratto é estrelado por Rodrigo Santoro (“Westworld”) e Christian Malheiros (“Sintonia”), e será lançado em streaming pela Netflix ainda este ano.

A trama explora a situação de trabalho análogo à escravidão perpetuada no Brasil por meio da história do jovem Mateus (Malheiros), recém-saído do interior em busca de uma oportunidade de trabalho em um ferro velho de São Paulo, que se revela uma cilada.

“O filme, dirigido por Alexandre Moratto, é mais uma oportunidade importante pra gente falar pro mundo de temas urgentes por meio da Arte”, escreveu Santoro no Instagram. “Fico muito honrado por fazer parte disso, ao lado de uma equipe tão dedicada e deste grande talento que é Christian Malheiros”, completou.

“7 Prisioneiros” é o segundo longa de Moratto, que estreou com “Sócrates” – também estrelado por Malheiros – , premiado no Spirit Awards, o Oscar do cinema independente dos EUA em 2019.

A 78ª edição do Festival de Cinema de Veneza acontece entre os dias 1º e 11 de setembro.