Amazon vai lançar tetralogia completa de “Evangelion”

A Amazon divulgou o trailer legendado de “Evangelion: 3.0+1.01 Thrice Upon a Time”, aguardado final da tetralogia “Evangelion”, que encerra a trajetória de um dos melhores animes de todos os tempos. O […]

Divulgação/Khara

A Amazon divulgou o trailer legendado de “Evangelion: 3.0+1.01 Thrice Upon a Time”, aguardado final da tetralogia “Evangelion”, que encerra a trajetória de um dos melhores animes de todos os tempos.

O longa é o quarto e último capítulo da versão cinematográfica da saga “Evangelion”, e quando foi lançado no Japão, em março deste ano, bateu recorde de arrecadação do circuito IMAX local.

A plataforma também disponibilizará os três filmes anteriores – que são versões aprimoradas e condensadas da série animada original, “Neon Genesis Evangelion”, lançada em streaming pela concorrente Netflix.

Criada por Hideaki Anno em 1995, a série teve 26 episódios que acompanhavam a história de um trio de adolescentes escolhidos para pilotar robôs gigantescos, os EVA, com a função de defender uma Tóquio futurista de violentas criaturas alienígenas, chamadas de Anjos. A trama combinava ação, melodrama e metafísica, apostando no desenvolvimento dos personagens com crises existenciais e culminando num mergulho na metalinguagem em seu final maluco, que até hoje rende discussões. Tanto é que foi refeito no filme “The End of Evangelion”, em 1997, e agora ganha sua terceira versão.

Entre outras coisas, o impacto da criação de Anno redefiniu o subgênero sci-fi dos mecha (robô gigantes pilotáveis), influenciando tudo o que veio depois, inclusive a franquia americana “Círculo de Fogo”. A saga é obrigatória para quem é fã de sci-fi.

Além de criar “Evangelion”, Hideaki Anno também escreveu os roteiros dos quatro filmes, conhecidos pelos fãs como “Rebuild of Evangelion”.

A versão cinematográfica começou a ser exibida em 2007, mas após um começo acelerado, o quarto filme chega nove anos após o lançamento da terceira parte. A direção é de Kazuya Tsurumaki, que comandou todos os quatro, mas desta vez ele conta com a ajuda de Mahiro Maeda (das cenas animadas de “Kill Bill”) e Katsuichi Nakayama (animador de “The End of Evangelion”).

A estreia de “Evangelion: 3.0+1.01 Thrice Upon a Time”, bem como dos demais filmes na Amazon, está marcada para 13 de agosto.