Myrian Rios revela que está completamente surda

A atriz Myrian Rios (“O Clone”) revelou que perdeu completamente a audição. Segunda ela, a surdez dos dois ouvidos é um problema genético. “Eu fiquei surda. Completamente surda dos dois ouvidos. Eu […]

Instagram/Myriam Rios

A atriz Myrian Rios (“O Clone”) revelou que perdeu completamente a audição. Segunda ela, a surdez dos dois ouvidos é um problema genético.

“Eu fiquei surda. Completamente surda dos dois ouvidos. Eu não ouço passarinho cantando, não ouço o barulho da chuva. Isso me incomoda. Eu não ouço nada. Eu ouço a minha voz. Eu estou ouvindo a minha voz, por exemplo. Eu não ouço meus filhos me chamando, cachorro latindo. Só se falar muito pertinho do meu ouvido. Dentro do meu ouvido eu ouço”, ela contou num vídeo publicado no Instagram.

“Isso aconteceu assim”, ela explicou. “Há muitos anos eu fui perdendo a minha audição. É uma genética da minha família, da parte da materna. As pessoas vão perdendo a audição. A minha mãe, o meu tio, a minha tia… Várias pessoas da minha família foram perdendo a audição até ter perda de audição severa. E eu segui a genética da minha mãe e dos meus tios”.

A situação afetou sua carreira, que foi interrompida no começo dos anos 2000, embora ela tenha voltado recentemente a aparecer em alguns episódios da novela “As Aventuras de Poliana”, no SBT.

“É difícil, né, porque eu sou atriz, tenho que escutar: ‘Oi, atenção, gravando’. Tentei usar aparelho na época, mas não dava, não adaptou”, disse, provavelmente referindo-se à participação em “Poliana”.

Ela acrescentou que fez um procedimento chamado implante coclear há 11 anos e teve uma grande melhora.

“Na época o médico me avisou que tudo isso era muito novo e que talvez em dez anos eu precisaria abrir a cabeça para trocar a bateria… Os dez anos chegaram”, relatou.

Myriam diz esperar que as novas tecnologias lhe permitam retomar a carreira.

Logo após o relato, suas redes sociais se encheram de mensagens de apoio de fãs.