“Loki” estreia com as críticas mais positivas da Marvel

A série “Loki”, sobre o vilão/anti-herói vivido por Tom Hiddleston nos filmes do MCU (Universo Cinematográfico do Marvel), estreia na plataforma Disney+ (Disney Plus) nesta quarta-feira (9/6). Mas já chega consagrada, com […]

Divulgação/Disney+

A série “Loki”, sobre o vilão/anti-herói vivido por Tom Hiddleston nos filmes do MCU (Universo Cinematográfico do Marvel), estreia na plataforma Disney+ (Disney Plus) nesta quarta-feira (9/6). Mas já chega consagrada, com as críticas mais positivas já publicadas sobre uma produção do Marvel Studios.

“Loki” atingiu uma média de aprovação de 96% na análise do site Rotten Tomatoes, que compila as principais críticas publicadas em inglês sobre filmes e séries. Apenas um título anterior da Marvel teve notas iguais: o filme “Pantera Negra”.

Para dar a dimensão de sua aprovação, as duas séries lançadas este ano pelo Marvel Studios, “WandaVision” e “Falcão e o Soldado Invernal”, alcançaram 91% e 89% respectivamente – e já eram consideradas excepcionais.

A maioria das críticas rasga elogios para a interpretação de Hiddleston como o deus nórdico da trapaça. “Perfeição” foi a palavra mais gasta para o desempenho do ator.

Mas vale observar que os elogios se referem apenas aos dois primeiros episódios, disponibilizados antecipadamente para a imprensa. Por conta disso, também houve queixas para a falta de desenvolvimento dos roteiros, muito presos à interação cômica – e totalmente adorada – entre Hiddleston e o novo personagem de Owen Wilson (“Penetras Bons de Bico”).

Desenvolvida por Michael Waldron (“Rick and Morty”) e dirigida por Kate Herron (“Sex Education”), a série vai mostrar Loki preso pela TVA, organização da Marvel conhecida no Brasil como Autoridade da Variação do Tempo, por roubar o Cubo Cósmico (ou Tesseract) e dar início a uma nova linha temporal. Convencido pelo agente Mobius (Wilson) a ajudá-lo a consertar o estrago, Loki passa a integrar missões para reparar a História, enquanto traça seus próprios planos de fuga.

“Parte comédia de local de trabalho, parte sci-fi de viagem temporal épica, a última série do Marvel Studios é uma grande vitrine para o charme coletivo de Tom Hiddleston e Owen Wilson”, descreveu o jornal Hindustan Times.

“Equilibrando a comédia padrão da Marvel com batidas fortes de personagens e momentos de parar o coração, ‘Loki’ é uma série bem equilibrada que nunca se leva muito a sério”, acrescentou o site ComicBook.

“É a série mais cinematográfica da Marvel até hoje, em grande parte graças a Hiddleston e Wilson. Muito forte em todas as áreas. Um pouco lento em algumas partes, mas em geral entretenimento de primeira qualidade”, apontou o Beyond the Trailer.

“A natureza episódica da série dá à história tempo para respirar, e Loki e Mobius passam muitas cenas apenas sentados em cadeiras e conversando. E nunca é chato!”, observou o Thrillist.

“Deus abençoe Owen Wilson”, louvou o Uproxx.

“O diabo está nos detalhes de ‘Loki’, mas prometemos que o diabo não é Mephisto”, brincou o texto geek do tradicional jornal Washington Post.

“Muito conversa mole, muito jargão de viagem no tempo e um lado de ficção científica inteiramente novo do MCU, mas pelo menos consegue ser uma vitrine para o sorriso travesso de Hiddleston. Também pode dar à Disney+ sua primeira série da Marvel genuinamente boa”, criticou o extremamente exigente USA Today.

“‘Loki’ claramente poderia ter mais cartas na manga. Mas o formato dessas séries da Marvel mostra que elas só podem ser julgadas ao final da temporada, não no começo”, concluiu logicamente a rede de notícias CNN.

“Tendo apresentado tudo em um grau exaustivo nos primeiros dois episódios, as coisas estão alinhadas para ficar realmente divertidas – se não malucas como nos episódios de ‘Rick e Morty’, talvez similares ao que ‘Legends of Tomorrow’ tem apresentado com uma premissa semelhante e muito menos seriedade”, comparou a revista The Hollywood Reporter.