Jodie Foster será homenageada pelo Festival de Cannes

A atriz e diretora americana Jodie Foster vai receber a Palma de Ouro honorária pelas realizações de sua carreira no próximo Festival de Cannes. A homenagem também vai marcar 45 anos de […]

Instagram/BAFTA - LA

A atriz e diretora americana Jodie Foster vai receber a Palma de Ouro honorária pelas realizações de sua carreira no próximo Festival de Cannes. A homenagem também vai marcar 45 anos de sua primeira participação no evento, como a mais jovem integrante do elenco de “Taxi Driver”. O filme de Martin Scorsese acabou vencendo a Palma de Ouro em 1976.

“Cannes é um festival ao qual devo muito, mudou completamente a minha vida. Minha primeira vez na Croisette foi um momento decisivo para mim. Exibir um dos meus filmes aqui sempre é um sonho meu”, disse Foster em comunicado sobre a homenagem. “Estou lisonjeado por Cannes ter pensado em mim e estou muito honrada em poder compartilhar algumas palavras de sabedoria ou contar uma ou duas aventuras com uma nova geração de cineastas”, acrescentou.

Além de encantar Cannes, Jodie Foster foi indicada ao Oscar por “Taxi Driver”, sua primeira nomeação aos 13 anos de idade. Mais tarde, ela acabou vencendo dois Oscars, por “Acusados” (1988) e “O Silêncio dos Inocentes” (1992). Com quase 50 filmes como atriz, desde 1991 ela também se tornou uma diretora admirada.

A Palma de Ouro honorária já foi concedida em edições anteriores a artistas como Woody Allen, Clint Eastwood e Jane Fonda.

O festival vai acontecer neste ano de 6 a 17 de julho, dois meses mais tarde que sua data tradicional, após ter sido cancelado em 2020 devido à pandemia de coronavírus.