Divulgação/Picture Movers Anonymous

Drama queer de Isabelle Fuhrman vence Festival de Tribeca

O júri do Festival de Tribeca consagrou nesta sexta-feira (18/6) a produção independente “The Novice”, de Lauren Hadaway.

O drama sobre uma caloura queer. que se junta à equipe de remo de sua universidade e empreende uma jornada física e psicológica para chegar ao topo, ganhou três prêmios: Melhor Filme, Melhor Fotografia e Melhor Atriz para a protagonista Isabelle Fuhrman (ainda hoje lembrada como “A Órfã”).

O filme marcou a estreia na direção de Hadaway, uma sonoplasta premiada, que trabalhou na sonorização de filmes conhecidos como “Os Oito Odiados” e “Liga da Justiça de Zack Snyder”, e escreveu a história de “The Novice” inspirada em sua própria juventude como uma remadora competitiva.

O prêmio de Melhor Ator ficou com Matthew Leone, por “God’s Waiting Room”, escrito e dirigido por Tyler Riggs, enquanto a atriz Nana Mensah (da série “13 Reasons Why”) faturou o troféu de Melhor Direção em sua estreia na função pelo filme “Queen of Glory”, que ela também estrelou.

Na competição internacional, quem fez a limpa foi a coprodução russa e georgiana “Brighton 4th”, de Levan Koguashvili. A história de um ex-campeão de luta livre da Georgia que viaja a Nova York para ajudar o filho com dívidas de jogo venceu os troféus de Melhor Filme Internacional, Roteiro e Ator para o veterano Levan Tediashvili (“Khareba da Gogia”).

Para completar, o Melhor Documentário foi “Ascension”, dirigido por Jessica Kingdon, que também levou o prêmio especial Albert Maysles de Melhor Estreia na Direção da categoria.

Os vencedores do prêmio do público do festival serão anunciados na próxima semana.