Oscar 2022 vai acontecer em março e incluirá filmes de streaming

O comitê responsável pela organização da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA marcou a cerimônia do Oscar 2022 para 27 de março em seu local tradicional, o Dolby […]

Divulgação/ABC

O comitê responsável pela organização da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA marcou a cerimônia do Oscar 2022 para 27 de março em seu local tradicional, o Dolby (ex-Kodak) Theatre em Los Angeles.

Originalmente, o plano era realizar o evento um mês antes, em 27 de fevereiro. Não foram dadas explicações para a mudança, mas a pandemia é uma justificativa plausível, uma vez que os organizadores usaram a covid-19 como motivo para voltar a permitir, excepcionalmente, que filmes lançados em serviços de streaming possam concorrer aos prêmios do ano que vem.

Dezenas de filmes foram lançados em serviços de streaming, como Disney+, HBO Max, Netflix e Amazon, nos últimos 15 meses, enquanto cinemas de todo o mundo ficaram fechados por causa da pandemia.

Com a autorização para a participação do streaming, as plataformas conquistaram uma premiação recorde no Oscar de 2021, com 16 vitórias, das quais sete foram da Netflix.

O Oscar de 2021 também foi adiado de fevereiro para o final de abril por causa da transmissão de coronavírus. Entretanto, a cerimônia, que aconteceu pela primeira vez na Union Station no centro da cidade de Los Angeles, recebeu críticas negativas por se resumir a discursos e não promover entretenimento. O resultado foi a pior audiência da história da premiação.