Divulgação/FX

FX renova “Mayans MC” para 4ª temporada

O canal pago FX anunciou a renovação de “Mayans MC” para sua 4ª temporada.

Os novos episódios do spin-off de “Sons of Anarchy” foram encomendados uma semana antes do final da 3ª temporada do programa, que vai ao ar em 11 de maio nos EUA.

A atual temporada foi a primeira gravada sem a participação do produtor-roteirista Kurt Sutter, criador tanto de “Sons of Anarchy” quanto do derivado, que foi demitido pelo canal por conta de “múltiplas denúncias” de comportamento agressivo no set. O produtor reconheceu suas ações em carta aberta ao elenco e produção, descrevendo-se como “um babaca esquentado”.

O desenvolvimento do spin-off foi realizado em parceria entre Sutter e Elgin James, que tem uma trajetória de vida semelhante a dos personagens – ele fundou uma gangue em Boston e cumpriu pena na prisão. Sua estreia como cineasta aconteceu com o sensível e elogiado drama indie “Little Birds” (2011), exibido no Festival de Sundance, e ele também escreveu o roteiro de “Lowriders” (2017), drama sobre a cultura latina de carros envenenados.

Com o cocriador à frente da produção, o programa permaneceu entre os mais assistidos do FX em sua 3ª temporada.

“Elgin James, seus colaboradores criativos, este incrível elenco e equipe entregaram outra temporada épica de Mayans MC”, disse Nick Grad, presidente da programação original da FX Entertainment. “Ao longo de três temporadas, os Mayans contaram histórias que ecoam muito além da fronteira, onde o clube de motociclistas prospera e sobrevive, convidando os fãs para dentro de seu mundo e dando-lhes um lugar à mesa.”

O showrunner acrescentou: “Estou profundamente grato a todos na FX e na 20th Century TV por nos permitirem continuar a contar as histórias dos personagens que Kurt e eu criamos e que nosso elenco e equipe levaram a novos patamares na 3ª temporada. Para a 4ª temporada, estamos ansiosos em mergulhar mais fundo nas verdades de cada personagem, explorando o perigo do mundo combustível em que habitam, assim como cada escritor, membro do elenco e equipe, anseia marcar nosso espaço como contadores de histórias. ”

A trama da série se passa após os eventos do final de “Sons of Anarchy”, quando os motoqueiro latinos assumiram o controle do tráfico. O protagonista é o jovem EZ Reyes (JD Pardo, da série “Revolution”), cuja vida se dividiu entre um passado promissor e um presente sem rumo, após passar um tempo na prisão. Tentando encontrar sua nova identidade após sair da cadeia, ele se junta os motoqueiros de Santo Padre, responsáveis pelo narcotráfico na fronteira da Califórnia com o México.

Além de JD Pardo, o elenco inclui Michael Irby (série “Taken”), Sarah Bolger (“Into the Badlands”), Maurice Compte (“Power”), Clayton Cardenas (“American Crime”), Antonio Jaramillo (“Shades of Blue”), Raoul Max Trujillo (“Sicario: Terra de Ninguém”), Edward James Olmos (“Battlestar Galactica”) e Emilio Rivera, que retoma o papel de Marcus Alvarez, o líder dos Mayans de Oakland em “Sons of Anarchy”.