Globo exibe especial “Falas da Terra” neste Dia do Índio

A Globo celebra o Dia do Índio com a exibição nesta segunda-feira (19/4) do especial “Falas da Terra”, terceiro fruto do Projeto Identidade, dedicado a valorizar temáticas da agenda social vinculadas a […]

Divulgação/Globo

A Globo celebra o Dia do Índio com a exibição nesta segunda-feira (19/4) do especial “Falas da Terra”, terceiro fruto do Projeto Identidade, dedicado a valorizar temáticas da agenda social vinculadas a datas do calendário.

Nenhum dos especiais repetiu a mesma estrutura, mas cada um avançou um pouco a forma de abordar seus temas. O que se dedica ao lugar da fala indígena é o mais representativo, por dar voz a ativistas de verdade – uma rápida evolução desde o primeiro, “Falas Negras”, que trouxe atores interpretando ativistas, além de ter sido escrito por roteirista branca.

Desta vez, há nativos brasileiros à frente e atrás das câmeras. O especial conta com a consultoria do escritor Ailton Krenak, da artista Ziel Karapató, da cineasta Graciela Guarani, da documentarista Olinda Tupinambá e do cineasta Alberto Alvarez.

Na pauta, estão a pluralidade de falas dos diferentes indígenas do Brasil, que compartilham suas identidades étnico-raciais, culturas, lutas e ocupações, tratando não apenas da terra física mas de sua extensão cultural, como moda, música e arte.

O programa vai ao ar após o “BBB 21”.

Veja um vídeo especial sobre o programa abaixo, que aborda os bastidores da produção.