blank Instagram/Nomadland

Chloé Zhao vence prêmio do Sindicato dos Diretores dos EUA

Diretora de “Nomadland”, Chloé Zhao venceu a maior honraria de sua categoria, o DGA Awards, que foi entregue na noite de sábado (10/4) em Los Angeles. Com a conquista, ela se tornou a segunda mulher a receber o troféu de Melhor Direção do Sindicato dos Diretores dos EUA (Directors Guild of America), em votação de seus pares.

A primeira mulher a conquistar o DGA Awards foi Kathryn Bigelow por “Guerra ao Terror”, em 2010.

Zhao usou seu discurso de aceitação para agradecer e homenagear o trabalho de cada um de seus colegas indicados, começando com Emerald Fennell (“Bela Vingança”). “Emerald, você é tão brilhante, tão ousado e com tal controle de seu ofício com uma voz única, mal posso esperar para ver em que jornada instigante você vai nos levar a seguir. Lee [Isaac Chung, de “Minari”], seu filme me tocou em um nível muito pessoal. Você é capaz de nos mostrar tanta beleza e amor de uma forma tão honesta e autêntica, eu acho incrível o que você fez. Aaron [Sorkin, de “Os 7 de Chicago”], você é um poeta, posso sentir meu coração batendo com o seu ao assistir seu filme, é uma viagem tão apaixonante e emocionante, que não quero sair nunca. David [Fincher, de “Mank”], seu filme é uma masterclass. Todos os seus filmes são. Você não é apenas um mestre na arte, você também criou algumas das performances mais matizadas e humanísticas que já vi”.

“Obrigado por me ensinar tanto e mostrar seu apoio”, acrescentou Zhao para os colegas cineastas.

A premiação costuma ser um bom termômetro dentro da temporada de premiações para avaliar o que pode acontecer no Oscar. Após vencer o DGA, Bigelow, por exemplo, também venceu o Oscar.

Nos últimos dez anos, o troféu do Sindicato não coincidiu com a premiação da Academia apenas duas vezes: em 2013 e 2020.

A vitória de Chloé Zhao também reforça o favoritismo de “Nomadland” na disputa de Melhor Filme, no Oscar 2021. Indicado a seis troféus ao todo, o longa já venceu os festivais de Veneza e Toronto, o Globo de Ouro e o Critics Choice e é considerado um dos mais fortes candidatos a receber o principal prêmio da Academia, que será entregue no dia 25 de abril.

O DGA Awards também premiou Darius Marder com o prêmio de Melhor Estreante por “Sound of Metal” e a dupla Michael Dweck e Gregory Kershaw na disputa de Documentário, por “The Truffle Hunters”.

Confira abaixo a lista completa dos premiados, incluindo os vencedores nas categorias televisivas.

Melhor Direção
Chloé Zhao (“Nomadland”)

Melhor Estreia na Direção
Darius Marder (“Sound of Metal”)

Melhor Direção em Documentário
Michael Dweck & Gregory Kershaw (“The Truffle Hunters”)

Melhor Direção em Série de Drama
Lesli Linka Glatter (“Homeland”)

Melhor Direção em Série de Comédia
Susanna Fogel (“The Flight Attendant”)

Melhor Direção em Telefilme ou Minissérie
Scott Frank (“O Gambito da Rainha”)

Melhor Direção em Programa Infantil
Amy Schatz (“We Are the Dream: The Kids of the Oakland MLK Oratorical Fest”)

Melhor Direção em Programa de Variedades
Don Roy King (“Saturday Night Live”)

Melhor Direção em Especial de Variedades
Thomas Schlamme (“A West Wing Special to Benefit When We All Vote”)

Melhor Direção em Reality Show
Joseph Guidry (“Full Bloom”)

Melhor Direção em Comercial
Melina Matsoukas (“You Love Me”, Beats by Dr. Dre)