Divulgação/Amazon

Estrela de “Fleabag” vai estrelar “Indiana Jones 5”

A atriz e escritora Phoebe Waller-Bridge, criadora (e protagonista) de “Fleabag” e “Killing Eve”, vai estrelar o aguardado “Indiana Jones 5” ao lado do astro Harrison Ford.

O quinto “Indiana Jones” será o primeiro filme da franquia do arqueólogo aventureiro sem Steven Spielberg na direção. De acordo com fontes ouvidas pelas revistas Variety e The Hollywood Reporter, o cineasta decidiu se afastar para que uma nova geração de cineastas pudesse levar a franquia adiante. Mas ele permanecerá como produtor.

O fato é que Spielberg tem adiado seguidamente os planos dessa filmagem, sempre colocando outro filme na frente.

Em seu lugar, quem assumiu a direção foi James Mangold (“Logan”, “Ford vs. Ferrari”), que se manifestou em comunicado divulgado nesta sexta (9/4): “Estou emocionado por começar uma nova aventura, colaborando com um time dos sonhos de grandes cineastas. Steven [Spielberg], Harrison [Ford], Kathy [Kennedy], Frank [Marshall] e John [Williams] são todos meus heróis artísticos. Quando você adiciona Phoebe, uma atriz deslumbrante, voz criativa brilhante e a química que ela sem dúvida trará ao nosso set, não posso deixar de me sentir tão sortudo quanto o próprio Indiana Jones.”

O projeto está em desenvolvimento desde 2015, quando foi anunciado pelo então CEO da Disney, Bob Iger.

Os planos originais previam um lançamento em 2019, mas o roteiro escrito por David Koepp não agradou. A trama seria uma continuação direta de “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” (2008), também roteirizado por Koepp.

O estúdio encomendou um novo roteiro em junho de 2018. O texto foi escrito por Jonathan Kasdan, filho de Lawrence Kasdan – que foi o roteirista do primeiro filme de Indiana Jones, “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981). Pai e filho trabalharam juntos recentemente em “Han Solo: Uma História Star Wars”.

Além do fato de trazer de volta Harrison Ford ao papel-título, nenhum detalhe sobre a história do filme foi revelado, nem mesmo o papel que desempenhará Phoebe Waller-Bridge.

As filmagens devem começar no verão americano (nosso inverno) e a estreia está atualmente marcada para junho de 2021.