Trailer de série documental investiga QAnon, movimento da extrema direita dos EUA

A HBO divulgou o trailer de sua próxima série documental, “Q: Into the Storm”, que investiga o movimento de extrema direita QAnon. A prévia começa com imagens perturbadoras da invasão do Capitólio, […]

Divulgação/HBO

A HBO divulgou o trailer de sua próxima série documental, “Q: Into the Storm”, que investiga o movimento de extrema direita QAnon. A prévia começa com imagens perturbadoras da invasão do Capitólio, prédio onde funciona o Congresso dos EUA, por extremistas anti-democratas em janeiro passado, antes de revelar como esse movimento iniciou no fórum 8chan com entrevistas debochadas.

Produzida pelo cineasta Adam McKay (“Vice”), o documentário em seis partes foi realizado ao longo de três anos e segue o diretor Cullen Hoback (“Monster Camp”) enquanto ele se infiltra no mundo de “Q”, um movimento alimentado por teorias da conspiração que tem crescido em influência nos últimos anos, graças ao alcance das redes sociais de políticos de direita.

A série pretende traçar a evolução da QAnon desde seu início em 2017, destacando as táticas usadas por seus integrantes para influenciar a política e a cultura americana em geral. “P: Into the Storm” também explorará as conexões do QAnon com o ex-presidente Trump e uma série de políticos e ex-militares, expondo quem são os “Q-tubers” e os jornalistas à serviços da desinformação.

“O QAnon obtém seu poder do anonimato e do sigilo, então decidi desmascarar e desmistificar tudo”, disse Hoback, em comunicado sobre o projeto. “O público poderá ver sem filtro o que acontece em seus bastidores e descobrir as forças que levaram os crentes mais fervorosos de Q a invadir o Capitólio.”

“O mergulho profundo de três anos de Cullen no mundo de Q é uma explosão poderosa de clareza e verdade, exatamente quando precisamos”, acrescentou McKay. “Eu não posso acreditar que ele conseguiu isso”.

A série estreia em 21 de março na HBO.