Isabelle Adjani vai estrelar nova adaptação de As Lágrimas Amargas de Petra von Kant

François Ozon, um dos cineastas mais prestigiados da França, vai filmar uma nova adaptação de “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant”, peça de Rainer Werner Fassbinder que o próprio diretor alemão […]

Instagram/Isabelle Adjani

François Ozon, um dos cineastas mais prestigiados da França, vai filmar uma nova adaptação de “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant”, peça de Rainer Werner Fassbinder que o próprio diretor alemão filmou em 1972. E para desempenhar o icônico papel-título, ele escalou a veterana estrela Isabelle Adjani (“Camille Claudel”, “A Rainha Margot”).

O filme original trazia Margit Carstensen no papel de Petra von Kant, uma proeminente estilista lésbica com tendências narcisistas e sádicas. Mas não está claro se a produção de Ozon, intitulada apenas “Petra von Kant”, será uma adaptação literal da peça, pois, segundo o site francês Satellifax, o diretor também escalou Denis Menochet (astro de “Custódia”, que trabalhou com Ozon em “Dentro de Casa”) como Fassbinder, enquanto Adjani viveria sua musa.

Ozon já filmou com sucesso uma peça de Fassbinder, “Gotas d’Água em Pedras Escaldantes”, que venceu o Teddy, prêmio LGBTQ do Festival de Berlim, no ano 2000.

As gravações de “Petra Von Kant” vão começar nesta semana.

Veja abaixo o trailer do relançamento remasterizado do filme de 1972 para a Criterion Collection.