Divulgação/Front Row Filmed Entertainment

Festival online exibe curtas indicados ao Oscar 2021 de graça neste fim de semana

O Festival Curta Cinema disponibilizou gratuitamente neste sábado (20/3) dois filmes que disputam o Oscar 2021 de Melhor Curta-Metragem: o palestino “The Present” e o israelense “White Eye”.

Ambos compartilharam o prêmio de Melhor Direção na mostra competitiva internacional da 30ª edição do Festival Curta Cinema, que realizou sua primeira parte em novembro de 2020, e estão disponíveis por 24 horas (até as 18h de domingo) no site do evento oficial (https://curtacinema.com.br/exibicao/) em parceria com a plataforma Festhome TV. O festival é gratuito, mas o número de “ingressos” virtuais é limitado.

“The Present” conta a história de um palestino e sua filha que tentam cruzar as fronteiras entre a Cisjordânia e Israel para comprar um presente. O filme é dirigido pela palestina-britânica Farah Nabulsi e, além do Oscar, também disputa o BAFTA (o Oscar britânico) de Melhor Curta do ano.

Já “White Eye” aborda o preconceito contra imigrantes. Filmado em um take contínuo – após vários ensaios – durante uma noite em um bairro de Tel Aviv, o filme acompanha um israelense de classe média que encontra sua bicicleta recentemente roubada durante um passeio na praia e, quanto tenta retomar sua posse, depara-se com um imigrante negro que afirma que a comprou. O trabalho do diretor Tomer Shushan também venceu o prêmio de Melhor Curta no Festival SXSW do ano passado.

Veja abaixo o trailer dos dois filmes.