Divulgação/Marvel

Benedict Cumberbatch vai viver mágico que venceu os nazistas na guerra

O ator Benedict Cumberbatch, intérprete do Doutor Estranho, mago supremo do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel), vai estrelar um filme sobre um mágico britânico real, que venceu diversas batalhas contra o exército nazista durante a 2ª Guerra Mundial.

Com direção de Colin Trevorrow, recém-saído das filmagens de “Jurassic World: Domínio”, “War Magician” (Mágico de Guerra) vai contar a história de Jasper Maskelyne, ilusionista britânico que usou truques de magia para enganar o Marechal Rommel e levar as tropas alemãs a sofrerem derrotas humilhantes no front africano.

Maskelyne se juntou aos Engenheiros Reais quando a 2ª Guerra Mundial estourou, pensando que suas habilidades poderiam ser usadas como truques camuflagem. Corre uma história que ele convenceu oficiais céticos ao criar a ilusão de um navio de guerra alemão no Tamisa usando espelhos e um pequeno modelo do barco. Recrutado para trabalhar no Cairo, ele criou pequenos apetrechos disfarçados como objetos comuns para ajudar soldados a escaparem, caso fossem capturados. Estes objetos posteriormente inspiraram o escritor Ian Flemming a imaginar o arsenal de espionagem de James Bond.

Ele também foi responsável por enganar aviões inimigos com uma maquete da cidade de Alexandria, fazer o canal de Suez sumir para frotas aliadas navegarem protegidas e, principalmente, conquistar o ponto estratégico de El Alamein sem que Rommel percebesse os avanços das tropas, convencendo-o de que o ataque aconteceria de outra direção com caminhões disfarçados de tanques.

Muitas de suas façanhas foram contestadas como tendo sido criadas por engenheiros. Mas os resultados permaneceram na História.

O filme é baseado no livro homônimo de David Fisher e está sendo roteirizado por Nicholas Mariani (do vindouro “Not Without Hope”).

Vale observar que a produção do Studiocanal pretende algumas liberdades com os fatos, apresentando uma “gangue mágica” internacional da África, Europa e Oriente Médio, que teria conspirado com Maskelyne e uma oficial da inteligência militar para derrotar os nazistas.

Veja abaixo um curta com truques de mágica de Jasper Maskelyne gravado em 1937, antes da guerra.