Divulgação/Amazon

Bela Vingança e Borat 2 são premiados pelo Sindicato dos Roteiristas

Os filmes “Bela Vingança” e “Borat: Fita de Cinema Seguinte” foram os principais vencedores do 73º prêmio anual do Sindicato dos Roteiristas dos EUA (Writers Guild of America – WGA). O evento, que aconteceu na noite de domingo (22/3) com apresentação do ator Kal Penn, reconheceu a obra da cineasta Emerald Fennel como Melhor Roteiro Original do ano, enquanto a continuação de “Borat”, escrita pelo astro Sacha Baron Cohen e um contingente de colaboradores, como o Melhor Roteiro Adaptado.

Fennell, que é mais lembrada por seu papel como Camilla Parker-Bowles na série “The Crown”, aproveitou para enaltecer o aspecto menos conhecido de seu trabalho, destacando que se orgulhava do reconhecimento do WGA Award porque “é muito importante para mim ser membro desta organização”.

Já Baron Cohen brincou que, com nove roteiristas assinando a produção, deveria ter creditado o próprio Sindicato como autor da história. Ele também comentou a imprevisibilidade de desenvolver um filme em cima de improvisos e aproveitou para fazer piada com a sorte de ter contado com Rudolph Giuliani, ex-prefeito de Nova York e advogado de Donald Trump, na cena mais polêmica da produção. “Ele fez exatamente o que esperávamos”.

O troféu de Melhor Roteiro de Documentário foi para “The Dissident”, escrito por Mark Monroe e Bryan Fogel, sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, do Washington Post, na embaixada turca da Arábia Saudita em 2018.

Para completar, entre as produções televisivas, “Mrs. America” venceu como Melhor Roteiro de Minissérie, “O Gambito da Rainha” foi considerado o Melhor Roteiro Adaptado de Minissérie, “The Crown” faturou a categoria de Série de Drama e “Ted Lasso” se consagrou com dois WGA Awards, como Melhor Roteiro de Série de Comédia e Melhor Roteiro de Série Nova.

Confira abaixo os vídeos das premiações de “Borat: Fita de Cinema Seguinte” e “Bela Vingança”, seguidos pela lista dos roteiristas de filmes e séries premiados.

Melhor Roteiro Original
“Bela Vingança” – Emerald Fennell

Melhor Roteiro Adaptado
“Borat: Fita de Cinema Seguinte” – Sacha Baron Cohen, Anthony Hines, Dan Swimer, Peter Baynham, Erica Rivinoja, Dan Mazer, Jena Friedman, Lee Kern e Nina Pedrad

Melhor Roteiro de Documentário
“The Dissident” – Mark Monroe e Bryan Fogel

Melhor Roteiro de Série de Drama
“The Crown” – Peter Morgan e Jonathan Wilson

Melhor Roteiro de Série de Comédia
“Ted Lasso” – Jane Becker, Leann Bowen, Brett Goldstein, Brendan Hunt, Joe Kelly, Bill Lawrence, Jamie Lee, Jason Sudeikis, Phoebe Walsh e Bill Wrubel

Melhor Roteiro de Série Nova
“Ted Lasso” – Jane Becker, Leann Bowen, Brett Goldstein, Brendan Hunt, Joe Kelly, Bill Lawrence, Jamie Lee, Jason Sudeikis, Phoebe Walsh e Bill Wrubel

Melhor Roteiro Original de Minissérie
“Mrs. America” – Tanya Barfield, Joshua Griffith, Sharon Hoffman, Boo Killebrew, Micah Schraft, April Shih e Dahvi Waller

Melhor Roteiro Adaptado de Minissérie
“O Gambito da Rainha” – Scott Frank e Allan Scott

Melhor Roteiro de Episódio Animado
“BoJack Horseman” (“Xerox of a Xerox”) – Nick Adams

Melhor Roteiro de Episódio de Drama
“Ozark” (“Fire Pink”) – Miki Johnson

Melhor Roteiro de Episódio de Comédia
“The Great” (“The Great”) – Tony McNamara

Melhor Roteiro de Nova Mídia
“#FREERAYSHAWN” – Marc Maurino