Filme dirigido por Lázaro Ramos será exibido no festival americano SXSW 2021

Um ano após a expectativa frustrada, Lázaro Ramos (“Mister Brau”) vai finalmente exibir sua estreia como diretor de cinema no festival SXSW. O filme “Medida Provisória” fazia parte da programação do SXSW […]

Facebook/Medida Provisória

Um ano após a expectativa frustrada, Lázaro Ramos (“Mister Brau”) vai finalmente exibir sua estreia como diretor de cinema no festival SXSW.

O filme “Medida Provisória” fazia parte da programação do SXSW do ano passado, mas o evento acabou sendo a primeira vítima cinematográfica da covid-19. Os organizadores ainda tentaram realizar uma versão virtual do festival. Mas a iniciativa não foi bem vista pela maioria dos inscritos e apenas sete filmes de 135 longas aceitaram a proposta.

Com um ano de pandemia, as perspectivas mudaram e cada vez mais festivais internacionais tem acontecido de forma online. O SXSW de 2021 repetirá este formato, mas agora mais filmes aceitam fazer parte dos tempos modernos, ficando acessíveis para todos os espectadores interessados ao redor do mundo.

“Medida Provisória” é uma adaptação da tragicomédia “Namíbia, Não!”, que Lázaro Ramos já tinha dirigido no teatro. A trama distópica se passa num futuro não muito distante, em que uma nova lei do governo federal manda deportar todos os brasileiros de “melanina acentuada” para o continente africano.

Alfred Enoch, que ficou conhecido como Dean Thomas na franquia “Harry Potter” e o Wes das primeiras temporadas de “How to Get Away with Murder” (ou “Lições de um Crime” na Globo), é o protagonista da história. O ator nasceu em Londres, na Inglaterra, mas sua mãe é brasileira e ele fala português fluentemente.

No filme, ele contracena com Taís Araújo (também de “Mister Brau”), Seu Jorge (“Paraíso Perdido”), Mariana Xavier (“Minha Mãe É uma Peça”), Adriana Esteves (“Benzinho”), Luís Miranda (“Crô em Família”), Renata Sorrah (“Árido Movie”), Jéssica Ellen (“Três Verões”) e o rapper Emicida.

Vale observar que, a esta altura, “Medida Provisória” já passou em alguns festivais internacionais, inclusive nos EUA, e venceu o troféu de Melhor Roteiro no Indie Memphis Film Fest.

O festival texano SXSW começa no dia 16 de março.