Conheça as 15 músicas semi-finalistas do Oscar 2021

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA revelou nesta terça (9/2) os 15 títulos pré-selecionados para disputar as cinco indicações da categoria de Melhor Canção Original na peneira do Oscar […]

Divulgação/Disney

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA revelou nesta terça (9/2) os 15 títulos pré-selecionados para disputar as cinco indicações da categoria de Melhor Canção Original na peneira do Oscar 2021. E a seleção tem de tudo, de músicas sérias de documentários à canções satíricas de comédia. Assim, a dramaticidade de “Turntables”, de Janelle Momae, que integra “Até o Fim: A Luta Pela Democracia”, e de Mary J Blige em “See What You’ve Done”, que ressoa no documentário “Belly of the Beast”, concorre com “Wuhan Flu”, uma piada de Sacha Baron Coen no filme “Borat: Fita de Cinema Seguinte”.

Já houve um tempo em que a Academia destacava canções que marcavam época, como “What a Feeling”, de “Flashdance”, “I Just Called to Say I Loved You”, de “A Dama de Vermelho” ou até mesmo “Take My Breath Away”, de “Top Gun – Ases Indomáveis”, mas uma mudança das regras do Oscar passou a restringir hits para priorizar músicas que fossem parte indissociável dos filmes, fazendo com que canções ouvidas apenas nos créditos finais sejam ignoradas. Isto aumentou a quantidade de músicas de gozação, feitas como piadas de comédias, entre os indicados oficiais.

Este ano, além do country de Borat, um electropop satírico da comédia musical “Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars” também está na disputa por uma indicação.

Por outro lado, ainda há espaço para faixas comerciais, como a balada pop “Loyal Brave True”, cantada por Christina Aguilera em “Mulan”, e, reforçando uma tendência dos últimos anos, muito R&B, com destaque para “Fight For You”, de H.E.R., na trilha de “Judas e o Messias Negro”, e “Speak Now”, cantada por Leslie Odom Jr. em “Uma Noite em Miami”.

Só não há uma faixa sequer de Sia no desastre chamado “Music”, que só os eleitores do Globo de Ouro acharam bom.

Conheça abaixo as 15 canções semi-finalistas do Oscar 2021.

“Turntables”, de “Até o Fim: A Luta Pela Democracia”

 

 
“See What You’ve Done”, de “Belly of the Beast”

 

 
“Wuhan Flu”, de “Borat: Fita de Cinema Seguinte”

 

 
“Husavik”, de “Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars”

 

 
“Never Break”, de “Vozes que Inspiram”

 

 
“Make It Work”, de “Uma Invenção de Natal”

 

 
“Fight For You”, de “Judas e o Messias Negro”

 

 
“lo Sì (Seen)”, de “Rosa e Momo”

 

 
“Rain Song”, de “Minari – Em Busca da Felicidade”

 

 
“Show Me Your Soul”, de “Mr. Soul!”

 

 
“Loyal Brave True”, de “Mulan”

 

 
“Free”, de “O Grande Ivan”

 

 
“Speak Now”, de “Uma Noite em Miami”

 

 
“Green”, de “O Som do Silêncio”

 

 
“Hear My Voice”, de “Os 7 de Chicago”