Batman de Michael Keaton e Superman de Christopher Reeve vão voltar em quadrinhos

Depois de explorar com grande sucesso o Batman da série de 1966 em novas publicações em quadrinhos – e até em dois longas animados recentes – , a DC Comics anunciou que […]

Divulgação/DC Comics

Depois de explorar com grande sucesso o Batman da série de 1966 em novas publicações em quadrinhos – e até em dois longas animados recentes – , a DC Comics anunciou que editará dois especiais ambientados na mesma cronologia dos filmes “Batman”, que Tim Burton dirigiu em 1989, e do “Superman” introduzido magistralmente por Richard Donner em 1978.

Os dois filmes são considerados duas das melhores adaptações de quadrinhos em todos os tempos.

O “Batman” original chegou a ganhar uma adaptação em quadrinhos na época de seu lançamento, mas será a primeira vez que a versão do herói interpretado por Michael Keaton ganhará novas histórias desde a continuação cinematográfica, “Batman: O Retorno”, de 1992.

O mais interessante é que o autor da adaptação é Sam Hamm, o roteirista original do filme de 1989. Ele trabalhará no projeto com o artista Joe Quinones, que nunca escondeu a influência dos filmes de Tim Burton em seus desenhos de Batman.

Além dos quadrinhos, essa versão de Batman também poderá ser vista em breve num filme inédito. Keaton fechou contrato para retomar o papel na vindoura produção de “The Flash”. É que o longa centrado no velocista do universo DC vai abordar o multiverso, trazendo várias versões diferentes dos super-heróis da editora – como o Arrowverso já fez no crossover “Crise nas Infinitas Terras”, exibido entre o final de 2019 e o começo de 2020 na televisão.

Já o especial que retomará o Superman interpretado por Christopher Reeve será escrito por Robert Venditti – autor dos quadrinhos adaptados em “Substitutos”, filme de 2009 estrelado por Bruce Willis. Atualmente, ele tem contrato exclusivo com a DC e assina as revistas de “Hawkman” (Gavião Negro) e “Supergirl”. Seu parceiro neste projeto é o artista Wilfredo Torres, que desenha a popular revista “Batman ’66”, sobre a série clássica da TV.

Vale lembrar que o Superman de 1978 já tinha ressurgido extraoficialmente nos quadrinhos. Em 2006, o roteirista Geoff Johns (“Mulher-Maravilha 1984”) desenvolveu com o cineasta Richard Donner o arco “O Último Filho”, em que o desenhista Adam Kubert se baseou no visual do filme do diretor.