Warner passa a distribuir filmes da Universal no Brasil

O estúdio Universal Pictures vai transferir a distribuição de seus títulos para a Warner Bros., que recebeu autorização nesta semana do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para incluir os filmes da […]

Divulgação/Universal Pictures

O estúdio Universal Pictures vai transferir a distribuição de seus títulos para a Warner Bros., que recebeu autorização nesta semana do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para incluir os filmes da antigo rival em suas atividades.

Segundo o parecer do órgão, a Warner poderá distribuir filmes do estúdio parceiro em um contrato com duração superior a dois anos. “Dessa forma, caso a operação se materialize, todos os filmes que a Universal decidir, a seu critério, disponibilizar para exibição cinematográfica no Brasil serão licenciados pela Universal à Warner, que, por sua vez, será a responsável pelo sublicenciamento dos referidos filmes aos proprietários de cinemas.”

O objetivo é minimizar os custos da operação da Universal no Brasil, que passará a contar com a estrutura da Warner, reduzindo sua presença física no mercado.

Vale lembrar que, até junho de 2019, a Warner praticava o mesmo tipo de licenciamento com os conteúdos da 20th Century Fox, numa distribuição compartilhada de filmes. Este acordo não foi renovado por conta da aquisição da Fox pela Disney, que distribui seus próprios filmes no país.

A pandemia de coronavírus, que mantém o público afastado dos cinemas, é apontada como responsável pela nova iniciativa. Nos EUA, a Universal tem ganho mais dinheiro com PVOD (locação digital premium) de seus filmes que com a exibição deles nas poucas salas abertas no circuito cinematográfico norte-americano.

Neste ano, o cronograma da Universal Pictures prevê os lançamentos de “007 – Sem Tempo Para Morrer”, “Velozes & Furiosos 9” e “Minions 2: A Origem do Gru”, entre outros.

Já a Warner tem as estreias de “O Esquadrão Suicida”, “Matrix 4”, “Duna” e “Godzilla Vs. Kong”, que também devem ser lançados simultaneamente na plataforma HBO Max nos EUA.