Facebook/Richard Lindheim

Richard Lindheim (1939 – 2021)

O produtor e roteirista Richard Lindheim, que co-criou a série “The Equalizer” de 1985, morreu na segunda (18/1) de insuficiência cardíaca aos 81 anos.

Lindheim passou mais de quatro décadas na indústria do entretenimento, atuando como executivo de redes e estúdios de TV – na NBC, Universal Studios e Paramount, além de produzir séries populares e premiadas como “Frasier”, “Star Trek: Voyager”, “Star Trek: Deep Space 9” e “Miami Vice”.

Ele começou a carreira ainda nos anos 1970, tendo escrito e produzido as três temporadas da série “As Aventuras de BJ” (BJ and the Bear) de 1978 a 1981.

Mas sua maior contribuição à TV foi mesmo a criação de “The Equalizer”, que foi exibida na rede CBS por quatro anos, de 1985 a 1989, e recentemente foi revivida no cinema com dois filmes de sucesso estrelados por Denzel Washington (batizados de “O Protetor” no Brasil).

O co-criador da versão original também estava envolvido no revival da atração, que está prestes a voltar à TV em nova versão estrelada por Queen Latifah. Ele era produtor executivo desta nova série, que vai estrear em 7 de fevereiro nos EUA.

Outra realização notável de sua carreira aconteceu durante seu mandato na Paramount Television Group, de 1992 a 1999, onde fundou a Paramount Digital Entertainment, o grupo de tecnologia da Internet do estúdio.

Lindheim também foi cofundador da RL Leaders, uma empresa que fornece experiências imersivas para treinamento especializado, combinando a criatividade de Hollywood com a alta tecnologia para criar simulações de realidade virtual, além de diretor executivo do Instituto de Tecnologias Criativas da USC (Universidade do Sul da Califórnia).

“Ele estava assistindo ao (piloto de) ‘The Equalizer’ até o último dia. Estava tão animado para ver a série entrar em produção…”, disse o genro de Lindheim, Ezra Dweck, à imprensa americana.