A Disney divulgou as versões nacionais do novo trailer da animação “Raya e o Último Dragão” (Raya and the Last Dragon), que anunciam uma nova data de estreia para o filme, refletindo a estratégia de lançamento internacional. A animação vai estrear no Brasil no mesmo dia e da mesma forma que nos EUA: em 5 de março, tanto nos cinemas quanto na plataforma Disney+ (Disney Plus).
A distribuição em salas de exibição e no streaming repete a estratégia da Warner com “Mulher-Maravilha 1984” nos EUA, mas com uma diferença crucial. A Disney está retomando a ideia de seu lançamento de “Mulan”, oferecendo o novo filme “por um custo adicional” (além da assinatura) para seus assinantes. A empresa batizou esta cobrança dupla de “Premier Access”. O valor do “ingresso” digital ainda não foi divulgado.
“Raya e o Último Dragão” é uma grande aventura de ação e fantasia, em que uma heroína espadachim e lutadora de artes marciais lidera um grupo em busca do último dragão do mundo. Para isso, ela enfrenta um exército liderado por uma guerreira rival. Só que o objetivo desse jornada, o dragão, acaba se revelando bem diferente do que todos imaginam.
O trailer também revela que a premissa mudou completamente desde o anúncio do projeto. O vídeo explica que a trama se passa em uma terra de fantasia fictícia dividida em cinco regiões com diferentes clãs, que antes viviam em harmonia com os dragões, mas agora estão em conflito permanente. Raya, então, parte atrás do último dragão existente, acreditando que ele pode restaurar a paz. Mas só encontra um bicho tagarela que se transforma em uma mulher
Criada pelo roteirista vietnamita-americano Qui Nguyen (“The Society”) e a roteirista malaia Adele Lim (“Podres de Ricos”), Raya tem traços asiáticos e é dublada em inglês por Kelly Marie Tran (a rebelde Rose Tico da franquia “Star Wars”). O elenco cheio de astros asiáticos de Hollywood também destaca Awkwafina (de “Jumanji: Próxima Fase”) como a voz do dragão Sisu, além de Gemma Chan (“Capitã Marvel”), Sandra Oh (“Killing Eve”), Daniel Dae Kim (“Hawaii Five-0”) e Benedict Wong (“Doutor Estranho”).
A animação é dirigida por Don Hall (“Moana”), Carlos López Estrada (“Ponto Cego”) e os estreantes na função Paul Briggs e John Rippa, veteranos da Disney que trabalharam em várias animações famosas do estúdio, de “A Princesa e o Sapo” (2009) a “Zootopia” (2016).
Veja abaixo os novos trailers, em versão legenda e dublada em português.