Divulgação/Seachlight Pictures

Nomadland vence o Gotham Awards

O Gotham Awards, premiação nova-iorquina que reconhece os melhores do cinema independente americano, aconteceu na noite de segunda (11/1) como um evento híbrido, ao vivo e virtual, em que os vencedores participaram via videochamada. Considerado o pontapé inicial na temporada de premiações dos EUA, a celebração cinematográfica chegou à sua 30ª edição com a vitória do longa “Nomadland”, de Chloe Zao, eleito Melhor Filme do ano.

Em seu discurso, Zhao também agradeceu aos festivais de cinema do ano passado. “Nomadland” venceu os festivais de Veneza e Toronto.

“Eles realmente nos mostraram e nos lembraram que não estamos sozinhos. Que temos uma comunidade, uma comunidade forte, que é reunida pelo nosso amor pelo cinema. Obrigado por nos ajudar no ano passado”, disse a cineasta por vídeo.

Nas categorias de atuação, Riz Ahmed venceu o troféu de Melhor Ator por “Sound of Metal”, da Amazon, enquanto Nicole Beharie levou o de Melhor Atriz por “Miss Juneteenth”, lançado em VOD nos EUA. Para completar, Kingsley Ben-Adir, intérprete de Malcom X em “Uma Noite em Miami”, foi considerado o Ator Revelação.

A premiação também destacou Andrew Patterson como Diretor Revelação por “A Vastidão da Noite” e dois empates nas categorias de Melhor Roteiro e Documentário.

O brasileiro “Bacurau” concorria ao troféu de Melhor Filme Internacional, mas o vencedor foi o mexicano “Sin Señas Particulares” (Identifying Features), de Fernanda Valadez.

No lado da TV, “Watchmen” e “I May Destroy You”, ambas da HBO, foram consideradas as séries estreantes mais inovadoras.

Além de prêmios competitivos, o evento apresentou seis homenagens ao longo da noite: ao ator Chadwick Boseman, à atriz Viola Davis (ambos contracenam em “A Voz Suprema do Blues”), ao ator Jeffrey Wright (“Westworld”), ao diretor Steve McQueen (do projeto “Small Axe”), ao produtor-diretor Ryan Murphy (“Baile de Formatura”) e aos atores de “Os 7 de Chicago”, que receberam o primeiro prêmio de Elenco do Gotham Awards.

Confira a lista completa dos premiados abaixo.

Melhor Filme
“Nomadland”

Melhor Documentário
“Time”
“A Thousand Cuts”

Melhor Ator
Riz Ahmed (“Sound of Metal”)

Melhor Atriz
Nicole Beharie (“Miss Juneteenth”)

Melhor Ator/Atriz Revelação
Kingsley Ben-Adir (“Uma Noite em Miami”)

Melhor Diretor Revelação
Andrew Patterson (“A Vastidão da Noite”)

Melhor Roteiro
Radha Blank (“The Forty-Year-Old Version”)
Dan Sallitt (“Fourteen”)

Melhor Filme Internacional
“Identifying Features”

Melhor Série Estreante de Formato Longo
(episódios com mais de 40 min.)

“Watchmen”

Melhor Série Estreante de Formato Curto
(episódios com menos de 40 min.)

“I May Destroy You”