A Netflix se tornou o segundo maior grupo de TV da Europa em receita financeira, de acordo com os dados apurados pela empresa de pesquisa Ampere Analysis. O mais impressionante dessa constatação é que a empresa de streaming chegou nesta posição sem recursos oriundos da publicidade.
Em sua análise, a Ampere somou as receitas vindas da publicidade, de vídeos sob demanda, do financiamento público e de assinaturas. A Netflix somou sua fortuna apenas com assinaturas.
A pesquisa observa que, desde seu lançamento em 2012, a plataforma americana cresceu rapidamente na Europa, tendo atingindo seu primeiro US$ 1 bilhão de arrecadação em 2016 e, um ano depois, passou a ter a maior contagem de clientes de qualquer negócio de TV por assinatura na Europa.
Com uma participação de 6,1% na arrecadação total do mercado europeu, a Netflix ultrapassou a ARD, emissora pública alemã, que caiu para o 3º lugar, seguida pela rede britânica BBC (4,2%) e o Canal Plus francês (3,2%).
Mas apesar do sucesso da plataforma, a Comcast, nova dona das operações europeias da rede de TV paga Sky, permanece líder, com uma participação de 12% em receita.
Já a maior rival de streaming da Netflix no continente, a Amazon Prime Video, está na 13ª posição com 2% do mercado.