O roteirista britânico Joe Barton, criador da série “Giri/Haji” na Netflix, juntou-se à série derivada do novo longa de “Batman” como showrunner e produtor executivo, substituindo Terence Winter (“Boardwalk Empire”), que se afastou do projeto em novembro, alegando diferenças criativas com o diretor do filme, Matt Reeves.
Desenvolvida para a plataforma HBO Max, a produção pretende acompanhar os detetives do DPGC, o departamento de polícia de Gotham City, enfrentando a criminalidade e a corrupção nas ruas da cidade. A ideia é inspirada nos quadrinhos de “Gotham Central”, criado pelos roteiristas Ed Brubaker e Greg Rucka.
Ainda sem título definido, a série se passaria durante o “Ano Um” da carreira de Batman. Isto localiza a trama como um prólogo de “Batman”, que Reeves já disse ser ambientado durante o “Ano 2” do personagem-título.
Ao anunciar o projeto em agosto passado, o diretor não esclareceu se Batman ou mesmo o Comissário Gordon de seu longa-metragem aparecerão na série, mas observou que a trama seguirá um policial que luta contra a corrupção dentro da GCDP (departamento de polícia de Gotham). Enquanto isso acontece, o mito do Cavaleiro das Trevas começa a crescer, então provavelmente a série fará referências ao herói.
Dito isto, não está claro se as estrelas de “Batman”, Robert Pattinson (Batman/Bruce Wayne) e Jeffrey Wright (James Gordon), aparecerão no lançamento da HBO Max.