Homem-Borracha pode virar Mulher-Borracha no cinema

A roteirista iniciante Cat Vasko, que está desenvolvendo “Queen of the Air” para a atriz Margot Robbie, foi contratada para escrever um filme centrado no Homem-Borracha, herói clássico da DC Comics. O […]

Divulgação/DC Comics

A roteirista iniciante Cat Vasko, que está desenvolvendo “Queen of the Air” para a atriz Margot Robbie, foi contratada para escrever um filme centrado no Homem-Borracha, herói clássico da DC Comics.

O projeto já circula pela Warner desde 2018, quando Amanda Idoko, que trabalhou na série “The Mayor”, recebeu a missão original de transformar o personagem em filme. Sua abordagem seria uma aventura de ação cômica baseada no personagem. Mas o estúdio não aprovou o roteiro.

A contratação de Vasko visa levar o projeto em uma direção diferente. Segundo apurou o site The Hollywood Reporter, a produção seria um filme com protagonistas femininas. Não está claro se isso significa uma mudança de sexo do herói – e do título da produção.

O Homem-Borracha (que é de plástico em inglês: Plastic Man) ficou conhecido como o piadista original dos super-heróis. Suas histórias tinham tanto humor quanto ação. Mas, curiosamente, ele não surgiu nas publicações da DC, tendo sido criado por Jack Cole para a Quality Comics em 1941. Quando a Quality faliu em 1956, a DC adquiriu os direitos de muitos dos personagens, entre eles o Homem-Borracha.

A verdadeira identidade do herói é Patrick “Eel” O’Brian, um criminoso reformado. O’Brian fazia parte de uma gangue e, durante um assalto mal feito, é baleado e – claro – também encharcado com um líquido químico. Deixado para morrer, ele não só sobrevive como adquire o poder de mudar de forma e esticar seu corpo, tornando-se o homem mais maleável do mundo. O milagre o faz mudar de vida e, em sua vida civil, virar um policial.

O personagem acabou cultuado pela forma bem-humorado como encarava seus poderes absurdos e até teve sua própria série animada em 1979.

Ao entrar na DC, o Homem-Borracha também passou a integrar a Liga da Justiça e precisou lidar com o fato de a editora já ter um herói de poderes similares, o Homem-Elástico. Mas enquanto o segundo surgiu claramente inspirado na criação de Jack Cole – assim como o Sr. Fantástico na Marvel – , os dois acabaram se provando muito diferentes pelo tom de humor de suas histórias.

Inspirado pelas comédias de pastelão, o Homem-Borracha está mais para Deadpool que qualquer outro herói da DC e isso deve ter sido levado em conta pela Warner para considerar um filme sobre seus quadrinhos cômicos.

Ainda não há diretor ou previsão de estreia para a produção.

O projeto começou há dois anos, quando Amanda Idoko ( The Mayor) foi contratada para escrever o roteiro do que seria uma aventura de ação cômica baseada no personagem, que foi criado na década de 1940.