Ellen Page anuncia ser homem transgênero chamado Elliot Page

Ellen Page, que estrela “The Umbrella Academy”, participou da franquia “X-Men” como Kitty Pryde e foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por “Juno”, anunciou em seu Instagram que passou a se […]

Divulgação/Netflix

Ellen Page, que estrela “The Umbrella Academy”, participou da franquia “X-Men” como Kitty Pryde e foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por “Juno”, anunciou em seu Instagram que passou a se identificar como um homem transgênero.

“Olá, amigos, eu queria compartilhar com vocês que sou trans, meus pronomes são ele/elu, e meu nome é Elliot”, Page escreveu. “Eu me sinto sortudo por poder escrever isso. Por estar aqui. Por ter chegado neste ponto da minha vida.”

Agora chamado de Elliot Page, ele escreveu que sente “enorme gratidão pelas pessoas incríveis que apoiaram essa jornada”, e descreveu como “maravilhosa” a sensação de “se amar o bastante para finalmente ir atrás do seu eu verdadeiro”.

“Eu me sinto infinitamente inspirado por tantos na comunidade trans. Obrigado por sua coragem, sua generosidade e por trabalhar incessantemente para fazer deste mundo um lugar mais inclusivo e compassivo. Eu sempre oferecei qualquer apoio que eu puder dar à comunidade, e continuarei lutando por uma sociedade mais amorosa e igualitária”, acrescentou.

Casado com a dançarina Emma Portner, que trabalhava em shows de Justin Bieber, desde janeiro de 2018, ele ainda disse que conhece a realidade violenta de preconceito enfrentada pelas pessoas transgênero, e que tem “consciência dos privilégios que carrega” por sua cor e posição social.

Não é de hoje que Page vem se dedicando a vários projetos de defesa dos direitos LGBTQ+, tendo inclusive entrevistado o então candidato Jair Bolsonaro para um programa sobre a situação internacional desses direitos.

No longo texto em que publicou na rede social, Page também abordou a transfobia.

“Para os líderes políticos que lutam para criminalizar o atendimento de saúde às pessoas trans, negando o nosso direito de existir, e para todas as pessoas que continuam usando suas plataformas enormes para falar coisas hostis às pessoas trans: vocês têm sangue em suas mãos. Vocês incentivam uma onda de ódio vil e humilhante que cai sobre os ombros da comunidade trans, onde 40% dos adultos já tentaram suicídio. Chega! Vocês não estão sendo ‘cancelados’, estão machucando pessoas. Eu sou uma dessas pessoas, e nós não ficaremos calados diante desse tipo de ataque.”

Para terminar, optou por uma mensagem de aceitação.

“Eu amo ser trans. Eu amo ser queer. Quanto mais me aproximo do meu eu verdadeiro e o abraço, mais posso sonhar, mais meu coração cresce, e mais eu prospero. Para todas as pessoas trans que lidam com assédios, problemas de autoestima, abuso e ameaças de violência todos os dias: eu vejo vocês, eu amo vocês e farei de tudo para mudar o mundo para melhor.”

O Instagram e o site IMDb já atualizoaram a denominação de Elliot Page nas págians do ator, mas ainda não se sabe como essa mudança vai afetar a participação do intérprete de Vanya Hargreeves na 3ª temporada de “The Umbrella Academy”, já confirmada pela Netflix.