A Los Angeles Film Critics Association (Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles) ou LAFCA, na sigla em inglês, elegeu neste domingo (20/12) o projeto “Small Axe”, coleção de cinco longas de Steve McQueen, como Melhor “Filme” do ano.
“Small Axe” consiste de cinco filmes com histórias distintas – “Mangrove”, “Lovers Rock”, “Alex Wheatle”, “Education” e “Red, White and Blue” – , que abordam a luta racial no Reino Unido entre os anos 1960 e 1980. Apesar de se tratar de uma produção da Amazon, os filmes ainda não foram disponibilizados no Brasil.
A votação da LAFCA também destacou “Nomadland”, de Chloe Zhao, como o segundo colocado.
Curiosamente, os dois filmes invertem de posição na categoria de Melhor Direção, com Zhao triunfando sobre o segundo colocado McQueen.
Vale lembrar que, no ano passado, os críticos de Los Angeles escolheram o eventual vencedor do Oscar, “Parasita”, como Melhor Filme do Ano.
Outros destaques da votação incluem os prêmios de Melhor Atriz para Carey Mulligan (por “Promising Young Woman”) e Melhor Ator para o falecido Chadwick Boseman (por “A Voz Suprema do Blues”).
A organização ainda concedeu o Prêmio Nova Geração a Radha Blank, diretora, roteirista e estrela de “The 40-Year-Old Version”, e homenageou as Realizações da Carreira de Hou Hsiao-Hsien e Harry Belafonte, além de Norman Lloyd, de 106 anos.