2020 Nunca Mais: Netflix apresenta trailer da sua retrospectiva do ano

A Netflix divulgou fotos do elenco e o trailer legendado de “Death to 2020”, que no Brasil ganhou o título menos agressivo de “2020 Nunca Mais”. Criação de Charlie Brooker, o autor […]

Divulgação/Netflix

A Netflix divulgou fotos do elenco e o trailer legendado de “Death to 2020”, que no Brasil ganhou o título menos agressivo de “2020 Nunca Mais”. Criação de Charlie Brooker, o autor de “Black Mirror”, a produção é uma retrospectiva em tom de paródia do ano de 2020, apresentado por vários “especialistas”, entre cientistas, historiadores, políticos, a realeza e “pessoas comuns” – na verdade, todos interpretados por atores.

O elenco conta com Samuel L. Jackson (“Capitã Marvel”), Lisa Kudrow (“Friends”), Hugh Grant (“The Undoing”), Leslie Jones (“Caça-Fantasmas”), Joe Keery (“Stranger Things”), Kumail Nanjiani (“Silicon Valley”), Tracey Ullman (“Mrs. America”), Cristin Milioti (“How I Met Your Mother”) e Samson Kayo (“Truth Seekers”), que farão comentários sobre eventos reais dos últimos 12 meses.

O formato lembra a franquia de programas “Wipe”, projeto também criado por Brooker. O primeiro “Charlie Brooker’s Screenwipe”, lançado em 2006 na BBC Four, exibia reprodução de trechos de outros programas intercalados com comentários do produtor. Virou um grande sucesso e ganhou vários derivados, inclusive algo muito parecido com o atual projeto, o “2010 Wipe”, uma revisão cômica do ano, que inaugurou uma tradição anual de retrospectivas de Brooker – até 2016, quando o produtor se mudou para a Netflix.

Por sinal, a comediante britânica Diane Morgan, que interpreta a apresentadora fictícia Philomena Cunk na franquia “Wipe”, também faz parte do elenco de “2020 Nunca Mais”.

Para completar, a direção da comédia está a cargo de Al Campbell, que também colabora com Brooker nos derivados de “Wipe”.

“2020 Nunca Mais” vai estrear em 27 de dezembro em streaming – mas não no Quibi, como ironiza o trailer, referindo-se a uma das vítimas fatais do ano que se encerra.