Três filmes lideram indicações ao prêmio da Academia Europeia de Cinema

A Academia Europeia de Cinema (EFA, na sigla em inglês) divulgou as indicações para seus prêmios de 2020, que serão entregues virtualmente em uma série de eventos online de 8 a 12 […]

Divulgação/Zentropa Entertainments

A Academia Europeia de Cinema (EFA, na sigla em inglês) divulgou as indicações para seus prêmios de 2020, que serão entregues virtualmente em uma série de eventos online de 8 a 12 de dezembro.

A lista é liderada pelo filme dinamarquês “Druk – Mais uma Rodada” (Another Round), o polonês “Corpus Christi” e o italiano “Martin Eden”, que receberam quatro indicações cada. Os três também disputam o troféu de Melhor Filme Europeu do ano com o tcheco “The Painted Bird” e os alemães “Berlin Alexanderplatz” e “Undine”.

Além disso, os cineastas dos três filmes mais cotados, Thomas Vinterberg (“Another Round”), Jan Komasa (“Corpus Christi”) e Pietro Marcello (“Martin Eden”), concorrem ao prêmio de Melhor Direção, que ainda inclui na seleção os veteranos Agnieszka Holland (“Charlatan”), François Ozon (“Summer of 85”) e Maria Sødahl (“Hope”).

Algumas categorias tiveram seis indicações, em vez das cinco tradicionais, e a Academia justificou a mudança como forma de chamar atenção para mais produções europeias durante o atual período de crise do cinema, causada pela pandemia de coronavírus.

Os vencedores serão escolhidos pelos 3,8 mil membros da EFA em votação digital.

Confira abaixo a lista dos indicados aos principais prêmios, divulgada pela EFA em suas redes sociais.