A Academia Europeia de Cinema (EFA, na sigla em inglês) divulgou as indicações para seus prêmios de 2020, que serão entregues virtualmente em uma série de eventos online de 8 a 12 de dezembro.
A lista é liderada pelo filme dinamarquês “Druk – Mais uma Rodada” (Another Round), o polonês “Corpus Christi” e o italiano “Martin Eden”, que receberam quatro indicações cada. Os três também disputam o troféu de Melhor Filme Europeu do ano com o tcheco “The Painted Bird” e os alemães “Berlin Alexanderplatz” e “Undine”.
Além disso, os cineastas dos três filmes mais cotados, Thomas Vinterberg (“Another Round”), Jan Komasa (“Corpus Christi”) e Pietro Marcello (“Martin Eden”), concorrem ao prêmio de Melhor Direção, que ainda inclui na seleção os veteranos Agnieszka Holland (“Charlatan”), François Ozon (“Summer of 85”) e Maria Sødahl (“Hope”).
Algumas categorias tiveram seis indicações, em vez das cinco tradicionais, e a Academia justificou a mudança como forma de chamar atenção para mais produções europeias durante o atual período de crise do cinema, causada pela pandemia de coronavírus.
Os vencedores serão escolhidos pelos 3,8 mil membros da EFA em votação digital.
Confira abaixo a lista dos indicados aos principais prêmios, divulgada pela EFA em suas redes sociais.
The nominees for European Documentary 2020 are:
ACASĂ, MY HOME by Radu Ciorniciuc
COLLECTIVE by Alexander Nanau
GUNDA by Victor Kossakovsky
LITTLE GIRL by Sébastien Lifshitz
SAUDI RUNAWAY by Susanne Regina Meures
THE CAVE by Feras Fayyad#efa2020 pic.twitter.com/zpMMYRgxAE— European Film Awards (@EuroFilmAwards) November 10, 2020
The nominees for European Short Film 2020 are:
ALL CATS ARE GREY IN THE DARK by Lasse Linder
GENIUS LOCI by Adrien Mérigeau
PAST PERFECT by Jorge Jácome
SUN DOG by Dorian Jespers
UNCLE THOMAS, ACCOUNTING FOR THE DAYS by Regina Pessoa#efa2020 pic.twitter.com/o346xsfpl4— European Film Awards (@EuroFilmAwards) November 10, 2020