Divulgação/Vitrine Filmes

Sonia Braga entra na lista dos melhores atores do século do New York Times

O tradicional jornal The New York Times publicou nesta quarta-feira (25/11) uma lista ambiciosa, visando destacar os atores e atrizes que tiveram mais impacto no século 21. E entre nomes como as francesas Catherine Deneuve e Isabelle Huppert, os americanos Denzel Washington e Keanu Reeves e os ingleses Tilda Swinton e Daniel Day-Lewis, aparece a brasileira Sonia Braga.

Ela foi lembrada pelos críticos que votaram na seleção principalmente por sua atuação em “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, cineasta responsável pelos principais filmes de sua carreira neste século, incluindo sua participação em “Bacurau”. Mas os americanos também mencionaram, ao apontar suas novas interpretações, que ela tem uma rica carreira desde o século passado, com sucessos tanto no Brasil quanto em Hollywood.

“Braga era um grande nome no Brasil entre 1970 e 1980, a resposta brasileira a Sophia Loren”, ponderou o crítico A. O. Scott, que também lembrou da sua atuação em “Bacurau”. “As habilidades dela se manifestam em uma maneira muito diferente em ‘Bacurau’, uma incrivelmente fantástica (e violenta) alegoria de um Brasil em crise”.

Bastante diversificada, a lista não é composta apenas por veteranos, incluindo também o duplamente vencedor do Oscar Mahershala Ali, os jovens Saoirse Ronan e Michael B. Jordan, o latino Oscar Isaac, o consagrado Joaquin Phoenix e a estrela de comédias populares Melissa McCarthy, além de atores de diversas nacionalidades, como o mexicano Gael García Bernal, o italiano Toni Servillo e os sul-coreanos Kim Min-hee (musa dos filmes do Hong Sang-soo) e Song Kang Ho (astro dos filmes de Bong Joon-ho).

Veja a lista completa abaixo, conforme apresentada pelo jornal americano.

25 – Gael García Bernal (México)
24 – Sônia Braga (Brasil)
23 – Mahershala Ali (EUA)
22 – Melissa McCarthy (EUA)
21 – Catherine Deneuve (França)
20 – Rob Morgan (EUA)
19 – Wes Studi (EUA)
18 – Willem Dafoe (EUA)
17 – Alfre Woodard (EUA)
16 – Kim Min-hee (Coreia do Sul)
15 – Michael B. Jordan (EUA)
14 – Oscar Isaac (EUA)
13 – Tilda Swinton (Inglaterra)
12 – Joaquin Phoenix (EUA)
11 – Julianne Moore (EUA)
10 – Saoirse Ronan (EUA)
9 – Viola Davis (EUA)
8 – Zhato Tao (China)
7 – Toni Servillo (Itália)
6 – Song Kang Ho (Coreia do Sul)
5 – Nicole Kidman (Australia)
4 – Keanu Reeves (EUA)
3 – Daniel Day-Lewis (Inglaterra)
2 – Isabelle Huppert (França)
1 – Denzel Washington (EUA)