Festival Indie exibe 35 filmes de 16 países de graça na internet

O Festival Indie lançou sua primeira edição online nesta quinta (4/11). Enxuta, a mostra mineira de cinema virtual exibirá 35 filmes de 16 países diferentes ao longo de uma semana, até a […]

Divulgação/Rediance

O Festival Indie lançou sua primeira edição online nesta quinta (4/11). Enxuta, a mostra mineira de cinema virtual exibirá 35 filmes de 16 países diferentes ao longo de uma semana, até a próxima quarta (11/11). Tudo de graça.

Ao contrário de outros eventos virtuais deste ano, que surgiram como alternativa de programação durante a pandemia de coronavírus, o festival optou por manter uma configuração mais próxima da experiência cinematográfica, com hora marcada e limite de “lotação” para cada exibição.

As sessões começarão a partir das 15h e terão 8 horas de duração em todos os dias.

Cada sessão terá um limite de espectadores que varia de 200 a 800 e não será possível assistir a um filme fora de sua sessão. Isto é, apesar dos filmes serem disponibilizados para consumo na casa dos espectadores, há hora marcada, quantidade pequena de “ingressos” e, se vacilar, até fila virtual para cada exibição – como nos cinemas.

Apesar do número limitado de filmes, o evento será dividido em quatro mostras: Retrospectiva, Premiére, Sessão Especial e Sessão Fluxus.

Além disso, o festival também terá, pela primeira vez, uma mostra competitiva – ainda que reduzida, com apenas 8 filmes, em sua maioria latinos e asiáticos.

Um dos destaques da programação é o chinês “Uma Nuvem no Quarto Dela”, de Zheng Lu Xinyuan, vencedor do Festival de Roterdam, que terá duas sessões: na sexta (6/11), às 22h30, e no domingo (8/11), às 15h.

Haverá ainda nove premières nacionais, incluindo “De Volta para Casa”, do cultuado diretor Wayne Wang — cuja exibição vai acontecer numa única sessão: na terça (10/11), às 20h30.

Os filmes estarão disponíveis no site oficial do evento: indiefestival.com.br.